segunda-feira, 13 de maio de 2013

Herri Urrats: milhares de pessoas juntaram-se em Senpere na festa das ikastolas do País Basco Norte

Milhares de pessoas juntaram-se ontem nas margens do lago de Senpere (Lapurdi), na Herri Urrats, a festa das ikastolas de Ipar Euskal Herria. A edição deste ano tinha como principal objectivo juntar fundos para o projecto de renovação colégio Xalbador, em Kanbo (Lapurdi).

Na cerimónia de abertura estiveram presentes diversos representantes institucionais, como o presidente do Euskararen Erakunde Publikoa, Frantxua Maitia, a conselheira da Educação de Lakua, Cristina Garmendia, o presidente da Ikastolen Elkartea, Koldo Tellitu, ou a lehendakari da Udalbiltza, Mertxe Aizpurua, entre outros.

Frantxua Maitia pediu aos eleitos de Ipar Euskal Herria que apoiem o ensino do euskara. Uriarte, por seu lado, salientou a importância das ikastolas da Seaska para a promoção e a utilização do euskara. [Seaska: federação das ikastolas em Iparralde.]

Já Paxkal Indo, o lehendakari da Seaska, destacou a grave situação em que se encontram as ikastolas de Ipar Euskal Herria e pediu às instituições e aos responsáveis políticos que cumpram os compromissos que assumiram.

Segundo disse, o Governo de Patxi López não cumpriu os acordos estabelecidos na legislatura anterior. / Ver: Berria e naiz.info / Também: kazeta.info / Vídeo: Herri Urrats 2013 / Fotos: Herri Urrats 2013