domingo, 19 de maio de 2013

Homenagem em Areces aos 300 gudaris e milicianos caídos na guerra de 1936

Militantes da CNT, PCE-EPK e da Eusko Lurra Fundazioa, juntamente com alguns militantes do PC e da CNT das Astúrias, renderam ontem uma homenagem em Areces (Astúrias) aos 300 milicianos e gudaris caídos em 1937 na luta pela libertação de Oviedo da ocupação franquista.

Sob chuva incessante, militantes anarquistas, ekintzales e comunistas celebraram um acto em que recordaram os acontecimentos de há 76 anos, destacando a necessidade de «verdade, justiça e reparação» e reclamando à Deputação de Gipuzkoa e ao Município de Donostia um acordo para se proceder à exumação dos corpos no espaço conhecido como «El Pradón de los Vascos» [Euskaldunen Zelaia].

Entre os momentos mais emotivos da jornada, destacam-se a leitura, pelo filho do capitão do batalhão Eusko Indarra da ANV, Sansinenea, do manuscrito que este deixou sobre a batalha de Areces, e a oferenda floral que as três organizações referidas fizeram na ponte de Valduno. / Fonte: naiz.info / Ver também: Berria e euskolurra.eu [com vídeo]

Acto comemorativo do 75.º aniversário da fuga de Ezkaba
Centenas de pessoas assistiram hoje de manhã ao acto comemorativo que decorreu frente ao forte de San Cristóbal, no monte Ezkaba (Iruñea).
No próximo dia 22, assinala-se o 75.º aniversário da fuga de 795 presos do cárcere franquista. De todos eles, 207 foram mortos quando tentavam deixar para trás o monte Ezkaba; 585 foram levados de volta para a prisão, e apenas três conseguiram atravessar a fronteira.
Depois do acto comemorativo, houve um almoço popular em Antsoain. / Fonte: naiz.info

Ver também: «75 aniversario de la fuga del fuerte de San Cristóbal-Ezkaba», de Memoria de las Merindades (boltxe.info)