quinta-feira, 16 de maio de 2013

Investigador britânico apresentou o documento mais antigo escrito na América do Norte, de origem basca

O historiador e doutor da Universidade de Cambridge Michael Barkham Huxley encontrou o documento original mais antigo escrito na América do Norte, com excepção do México, o testamento - datado de 1563 - de um pescador de Hondarribia (Gipuzkoa) morto na Terranova.

O documento foi encontrado no âmbito das investigações que Barkham levou a cabo nos últimos trinta anos em arquivos bascos e espanhóis sobre a actividade marítima basca nos séculos XVI e XVII, e a apresentação teve lugar esta terça-feira na Confraria dos Pescadores de San Pedro, em Hondarribia, numa conferência de imprensa que contou com a presença do investigador e do vereador da Cultura, Txomin Sagarzazu.

Barkham disse que o documento consta de duas páginas e que se trata do documento original «mais antigo escrito na América do Norte, a norte do México». Diz respeito ao testamento de Domingo de Luça, marinheiro e despenseiro na nau María del Juncal, que faleceu no porto de «Plazençia» [Placentia, na Terranova] no decorrer de uma viagem «bacalhoeira». O testamento está datado de 15 de Maio de 1563, pelo que ontem fez 450 anos.

Sagarzazu destacou «a importância deste tipo de descobertas», pois trata-se de «um tesouro de grande valor que nos indica a importância dos pescadores bascos». / Fontes: naiz.info e europapress.es / Notícia mais completa: Berria