sábado, 18 de maio de 2013

Praças cheias em defesa dos direitos dos presos políticos bascos

O Herrira convocou para hoje cerca de 240 mobilizações para as praças de Euskal Herria, com o lema «Direitos humanos. Resolução. Paz. Os presos bascos para o País Basco». Para além de Euskal Herria, também houve várias concentrações no estrangeiro. De acordo com os dados avançados pelo Herrira, participaram nas mobilizações cerca de 20 000 pessoas.

De manhã, o tempo esteve bastante mau e nalgumas terras as iniciativas agendadas no âmbito desta mobilização tiveram de ser canceladas, como em Biarritz, Azkaine (Lapurdi) ou Barakaldo (Bizkaia). Ainda assim, a chuva não impediu que centenas de praças de toda Euskal Herria se enchessem em defesa dos direitos dos presos políticos bascos.

Houve concentrações, almoços e fotos de apoio aos presos políticos. Em Oiartzun (Gipuzkoa) representou-se um pátio de uma prisão, com cerca 200 metros. Em Biarritz quase cem pessoas juntaram-se no gaztetxe. Na Parte Velha de Donostia, jogou-se ao cabo de guerra (ou jogo de corda) e no bairro de Egia 300 pessoas participaram numa concentração; em Donibane Lohitzune (Lapurdi) foram 40. Em Arrasate (Gipuzkoa) realizou-se uma corrida popular. Nos bairros de Iruñea, juntaram-se cerca de mil pessoas, e 500 na Praça do Município.

Na concentração levada a cabo em Durango (Bizkaia), o porta-voz do Herrira Ibon Meñika disse que o objectivo desta iniciativa é levar para as praças de Euskal Herria o apoio recebido nas grandes manifestações de Bilbo e de Baiona.
Meñika sublinhou que as principais reivindicações do Herrira são acabar com a dispersão dos presos políticos bascos, acabar com a aplicação da doutrina 197/2006 e libertar os presos com doenças graves.

A iniciativa contou com o apoio de oito partidos políticos: Sortu, EA, Aralar, Alternatiba, EB, EHK, Eusko Ekintza e Gorripidea. Tendo em conta a atitude «fechada» dos governos espanhol e francês, reivindicaram «o protagonismo do povo» no respeito pelos direitos dos presos.

Os sindicatos ELA, LAB, EHNE, Hiru, STEE-EILAS, ESK, Solidari e CNT também apoiaram a convocatória, tendo afirmado que vão continuar a lutar pela defesa dos direitos dos presos políticos e pelo fim da aplicação das «medidas de excepção». Diversos membros da Igreja católica também aderiram à iniciativa. / Ver: Berria e naiz.info / FOTOS: M-18Plazara (Berria / naiz.info)

Milhares de pessoas nas praças de Euskal Herria em defesa dos direitos dos presos políticos bascos

Problemas com três pessoas que iam ver o preso donostiarra Ander Mujika
Dois dos três amigos do preso donostiarra Ander Mujika que hoje o foram visitar à prisão de Bourg-en-Bresse (França) não o puderam fazer. Segundo explicaram, um deles tem uma prótese e, apesar de ter mostrado os atestados médicos, como é habitual, os funcionários prisionais proibiram-lhe a visita.
Também houve problemas com os outros dois amigos, e só um deles teve autorização para visitar o preso. Quando protestaram, arrastaram-nos dali para fora. A prisão de Bourg-en-Bresse fica a 950 km de Euskal Herria. / Fonte: naiz.info [NOTA: a tradução da notícia foi actualizada, na medida em que o naiz.info actualizou o seu conteúdo.]