sexta-feira, 24 de maio de 2013

Mais de 100 comissões de trabalhadores de Nafarroa aderem à greve de 30 de Maio

Representantes de várias Comissões de Trabalhadores manifestaram hoje a sua adesão à Greve Geral de 30 de Maio numa conferência de imprensa que teve lugar em Iruñea. Em nome de todos, representantes da INQUINASA e da GAMESA, empresas nas quais os trabalhadores enfrentam processos de despedimento colectivo, afirmaram que a situação que se vive em Nafarroa é de verdadeira emergência social e fizeram um apelo a todos os trabalhadores e trabalhadoras para que adiram à greve geral.
Ler texto e ver lista das comissões de trabalhadores: LAB ou ateakireki.com

Manifestação em defesa dos serviços sociais em Iruñea
Ontem, houve uma manifestação na capital navarra em defesa dos serviços sociais e em protesto contra os cortes nos sector dos cuidados às pessoas com deficiência, às pessoas dependentes e da intervenção social. Fez-se também um apelo à Greve Geral.

«Empresas privadas e fundações gerem de forma inadequada o dinheiro público ou acumulam-no em juros, e depois querem que sejam as trabalhadoras e os trabalhadores do sector a pagar os cortes orçamentais e a sua má gestão.» / Fonte: LAB via lahaine.org / Fotos: ekinklik

«O EH Bildu considera que a vinda do ministro da Economia a Donostia a 30 de Maio é uma provocação» (Gara)
O EH Bildu pediu ontem a Luis de Guindos, ministro espanhol da Economia, que não se desloque a Donostia no dia 30 de Maio - para participar na assembleia do patronato guipuscoano (Adegi) -, pois a sua presença em Euskal Herria na jornada de greve geral convocada pelas centrais bascas seria uma «provocação».