quarta-feira, 29 de maio de 2013

O gasteiztarra Xabier Agirre foi novamente detido pela Ertzaintza

A Ertzaintza voltou a prender na segunda-feira, em Gasteiz, o jovem Xabier Agirre, para cumprir os quatro meses da pena a que foi condenado. Há cerca de duas semanas, Agirre acorrentou-se à Subdelegação do Governo espanhol na capital de Araba, tendo sido então detido e acusado de desordem pública, numa operação em que a Polícia autonómica e a Municipal carregaram com violência sobre as pessoas que se juntaram no local para o apoiar. No entanto, seis horas depois Agirre era posto em liberdade, pois não tinha sido emitida a ordem de detenção contra ele.

Agirre, foi condenado a dois anos e quatro meses de prisão, depois de ter sido acusado de participar numa acção de sabotagem contra uma sucursal bancária em 2006. (topatu.info)

Numa nota, o Plazara!, expressão do movimento Eleak em Gasteiz, denunciou a detenção e o encarceramento de Xabier Agirre, sublinhando que o facto de este habitante de Gasteiz regressar à prisão se deve às leis de excepção que lhe foram aplicadas por um tribunal de excepção: a Audiência Nacional. Exige o desaparecimento desse tribunal e o fim das políticas que o sustentam, e faz um apelo à mobilização como principal forma de impedir a repetição de novos ataques. / VER nota de protesto do Plazara!