quarta-feira, 15 de maio de 2013

Procuradoria pede ano e meio de prisão para quatro jovens por acção de protesto contra detenção de Gaizka Astorkizaga

A Procuradoria pede 18 meses de cadeia para quatro jovens acusados de participar numa acção de protesto, em Julho do ano passado, contra a condenação dos bilbaínos Gaizka Astorkizaga e Alberto Marin a seis anos de prisão.

O movimento Ezpam! surgiu o ano passado no bairro bilbaíno de San Inazio para erguer um muro popular contra a detenção de Gaizka Astorkizaga e pela libertação de Alberto Marin – que se encontrava na prisão a aguardar pela sentença.

Em protesto contra o caso, no dia 6 de Julho de 2012 centenas de pessoas manifestaram-se em Bilbo e, no final da mobilização, Astorkizaga acorrentou-se à porta do Palácio da Justiça. A Ertzaintza prendeu-o e carregou com violência sobre alguns dos que ali se tinham juntado para apoiar o jovem.

Entretanto, na estrada BI-634 quatro pessoas interromperam a circulação ao pendurarem uma grande faixa - na qual se lia «Tus derechos negados por la seguridad de España. Vive usted en un estado de excepción. Estatuaren terroreari horma jarri» - numa passagem para peões.

Estas quatro pessoas vão ser julgadas amanhã, dia 16 de Maio. Para além dos 18 meses de prisão, a Procuradoria solicita ainda o pagamento de 6480 euros por danos. Perante esta situação, o movimento pró-desobediência civil Ezpam! pediu às pessoas que compareçam junto ao tribunal pelas 11h00, para apoiar os jovens arguidos. / Fonte: BilboBranka