sexta-feira, 24 de maio de 2013

O CSN autorizou a Nuclenor a solicitar o prolongamento da vida da central nuclear de Garoña

O Conselho de Segurança Nuclear (CSN) respondeu afirmativamente ao pedido feito pela Nuclenor, empresa que explora Garoña, no sentido de revogar o encerramento da central nuclear, fixado para 6 de Julho, e conceder-lhe mais um ano para solicitar o prolongamento da vida útil da planta burgalesa próxima de Araba.

De acordo com a Efe e a Europa Press, votaram a favor dois conselheiros do PP, Fernando Castelló e Fernando Martí (presidente do CSN), e o da CiU, Antonio Gurguí, e opuseram-se as conselheiras do PSOE, Rosario Velasco e Cristina Narbona.

A decisão do CSN foi tomada ao cabo de quatro dias de deliberações e em resposta à solicitação do Ministério espanhol da Indústria, que lhe pediu um relatório sobre o pedido da Nuclenor para que fosse parcialmente revogada a ordem ministerial de 29 de Junho de 2012 e para que a Iberdrola e a Endesa, proprietárias da Nuclenor, tivessem mais um ano para solicitar a renovação da licença de exploração.

Quando afirmativos, os relatórios emitidos pelo CSN são preceptivos, pelo que cabe agora ao Executivo do PP dizer sim ou não às pretensões da Nuclenor; mas tudo leva a crer que a decisão seja favorável, pois o ministro espanhol da Indústria, José Manuel Soria, já disse - mais que uma vez - que o Governo espanhol deseja manter a central nuclear operacional para lá de 2013. / Ver: naiz.info

Ver também: «CSNk jarduera baimena luzatzeko aukera eman dio Garoñari» (Berria)