sexta-feira, 24 de maio de 2013

Dia 8 de Junho, em Aramaio, o UEMA Eguna quer dar «ar fresco» ao euskara

O UEMA Eguna celebra-se no próximo dia 8 de Junho em Aramaio (Araba), com o propósito de reconhecer, em ambiente de festa, o papel desempenhado por todas as regiões [lurgune] euskaldunes no futuro da língua basca e contribuir para o esforço que realizam. «Aire berria euskarari!» será o lema.

«É a língua mais antiga da Europa, a de Euskal Herria, a dos bascos... mas, ainda hoje, o euskara não consegue encontrar o lugar na sua terra natal», disse Maren Belastegi, a lehendakari da UEMA, na apresentação. Face a isto, defendeu que é tempo de tomar medidas para expandir os espaços onde se pode respirar o euskara [arnasgunea].

Aramaio, por exemplo, tem tomado medidas eficazes graças à acção da mancomunidade, segundo referiu o autarca, Ramon Ajuria. Por isso, organizaram a festa com entusiasmo. Entre muitas outras «actividades», o programa inclui uma feira de artesanato, uma competição de desportos rurais entre Goizueta e Aramaio, um almoço popular e concertos.

Os organizadores convidaram todos aqueles que partilham os objectivos e propósitos da UEMA a estarem presentes. / Ver: Gara e naiz.info

UEMA: Udalerri Euskaldunen Mankomunitatea / Mancomunidade de Municípios Bascófonos/Euskaldunes. A instituição conta com 69 municípios (para integrarem a UEMA é necessário que a percentagem de falantes de euskara seja superior a 70%), nos quais vivem mais de 200 000 pessoas.