sábado, 25 de maio de 2013

Dois amigos do preso Ibai Peña sofreram um acidente quando o iam visitar

Peña (natural de Gasteiz) encontra-se no cárcere de Teruel (Espanha). Este é o quinto acidente provocado pela dispersão em 2013, segundo revelou a Etxerat.

O acidente ocorreu hoje de manhã, quando os dois ocupantes da viatura iam a caminho da prisão espanhola. De acordo com a associação Etxerat, saíram de Lemoa (Bizkaia) pelas 8h00 e, pouco antes de chegarem a Ubide (Bizkaia, mesmo no limite com Araba), um corço apareceu na estrada. Mal tiveram tempo de o ver, pelo que foi impossível evitar o choque. Ambos se encontram bem.

Na nota que emitiu a Etxerat sublinha que, «desde que a política de dispersão foi implementada, dezasseis familiares e amigos de presos já perderam a vida nas estradas, ocorreram centenas de acidentes, que tiveram consequências físicas, económicas e psicológicas».

Na sequência do acidente de hoje, a Etxerat critica a política de dispersão aplicada aos presos políticos bascos. «Estamos condenados a sofrer as graves consequências da dispersão. Temos de pôr as nossas vidas em risco, e os nossos direitos são violados. Os acontecimentos de hoje mostram claramente que é preciso acabar com a política de dispersão. Não podemos continuar assim. Porque é um direito que nos assiste a nós, bem como aos nossos familiares e amigos, os presos bascos têm de estar em Euskal Herria». / Fonte: Berria