quinta-feira, 23 de maio de 2013

TGV: acção de protesto contra as obras em Cadreita

Ontem, por volta das 18h00, cerca de 40 pessoas da Ribera, Zona Media e Iruñerria (Nafarroa) foram até à zona onde decorrem as obras do TGV em Cadreita e pararam os trabalhos durante 15 minutos. De acordo com a informação que divulgaram numa nota, a acção de protesto ocorreu entre Cadreita e Alesbes, num ramal adjudicado às empresas COMSA e Mariezcurrena.

Os opositores ao TGV colocaram-se à volta das máquinas, mostraram faixas em que exigiam a paragem dos trabalhos e denunciaram «o projecto». Os participantes na acção gritaram várias palavras de ordem contra o «esbanjamento» que o TGV representa e pediram que o dinheiro canalizado para essa grande infra-estrutura se destine a despesas sociais.
Fizeram ainda um apelo à participação na manifestação deste sábado em Tafalla contra o TGV. / Fonte: naiz.info / Mais informação: mugitu! / Fotos: Ekinklik

MP confirma pedido de dois anos e meio de prisão para duas pessoas que protestaram contra o TGV em Ordizia
Começou hoje em Donostia o julgamento de duas pessoas que se prenderam a um bidão de cimento e cortaram uma estrada na região de Goierri (Gipuzkoa), numa acção de protesto contra o TGV em 2008. A Procuradoria, que os acusa de crime contra a segurança viária e de desordem pública, pede dois anos e meio de prisão para cada uma.
Os arguidos já antes foram julgados e condenados por desobediência. Por isso, tendo em conta que o MP pede dois anos e meio para cada, se vierem a ser condenados outra vez, terão de cumprir a pena.
Para apoiar os arguidos, realizou-se uma concentração junto ao tribunal, onde se reivindicou o direito a expressar a oposição ao TGV. / Fonte: Berria