quinta-feira, 6 de junho de 2013

A Etxerat afirma que o preso Ventura Tomé permanece algemado em sessões de radioterapia

A Etxerat chamou a atenção para a grave situação do preso político basco Ventura Tomé (Tafalla, Nafarroa), a quem foi diagnosticado um cancro na próstata em Janeiro último. A associação refere que o preso navarro permanece algemado enquanto recebe sessões de radioterapia no hospital.

Também denunciou as condições em que é levado para o hospital, «devido à atitude da Guarda Civil, que muitas vezes gerou verdadeiras situações de tensão, que se repercutem de forma muito negativa» no estado de saúde de Ventura.

A Etxerat sublinha o carácter «insustentável e injustificável» desta situação e afirma que o preso «não está a receber o tratamento nas condições devidas». «Como qualquer pessoa, tem direito a ser tratado de forma digna, que é o que exigimos em primeira instância».

A associação de familiares e amigos dos presos políticos bascos considera «imprescindível» que Tomé seja transferido para Euskal Herria para garantir «condições mínimas de assistência e apoio que facilitem a sua recuperação; algo que a dispersão e a distância, juntamente com os factos denunciados, não garantem». / Ver: naiz.info, etxerat.info e etxerat.info

OUVIR: Declarações de Kristina, esposa de Ventura Tomé, à Info7 Irratia

O Herrira reclamou a libertação de Inma Berriozabal frente à sede do PP em Bilbo
O Herrira Bilgunea de Santutxu (Bilbo) realizou uma acção de protesto frente à sede do PP em Bilbo para reclamar a libertação da presa Inma Berriozabal, gravemente doente. Duas pessoas acorrentaram-se à entrada principal do edifício, usando máscaras e toucas descartáveis, e ficaram ali até a Ertzaintza chegar e cortar as correntes. A Polícia autonómica procedeu à identificação de três pessoas.

Inma Berriozabal, de 61 anos, encontra-se na prisão de A Lama, a cerca de 800 quilómetros de Bilbo, e tem diversas doenças crónicas e incuráveis que exigem cuidados médicos incompatíveis com a sua permanência na prisão. / Ver: naiz.info, BilboBranka e herrira.org