quinta-feira, 13 de junho de 2013

Herri harresia: em Nafarroa, vai construir-se um muro popular para defender os direitos civis

Dezenas de pessoas apoiaram as pessoas condenadas pela sua militância política pela Audiência Nacional espanhola e convocaram um acto de apoio para dia 22 de Junho em Iruñea. «Não é tempo de encher as prisões, mas de as esvaziar!»
No dia 3 de Julho o Supremo Tribunal espanhol vai rever a sentença de Maider Caminos, Aritz Azkona, Luis Goñi, Xabier Sagardoi e Mikel Jimenez, jovens de Iruñerria [Comarca de Pamplona] condenados pela AN espanhola a seis anos de prisão pela sua militância política, acusados de pertencer à Segi ou ao Ekin.

Na sequência das suas detenções, todos afirmaram ter sido torturados enquanto estiveram incomunicáveis; como o juiz se baseou nos depoimentos arrancados aos jovens nas mãos da Polícia para os declarar culpados, solicitaram a anulação imediata da sentença.

À espera do que o Supremo possa decidir, ontem à tarde várias pessoas reuniram-se em Barañain com vista à preparação de um muro popular, e hoje ao meio-dia teve lugar uma conferência de imprensa bastante participada na Gaztelu plaza de Iruñea para dar a conhecer as diversas iniciativas agendadas, segundo revelou o Ateak Ireki.

Para apoiar os jovens, pretende-se construir um muro popular que tenha a adesão daqueles que foram construídos há algumas semanas em Donostia e Ondarroa. / Ver: ateakireki.com e Berria

Recepção calorosa ao jovem donostiarra Asier Coloma, hoje libertado
O preso político donostiarra Asier Coloma foi libertado hoje de manhã, depois de cumprir a pena a que foi condenado. Saiu da prisão de Daroca (Saragoça), onde era aguardado por amigos e familiares, e à chegada a Donostia, na Alde Zaharra, foi recebido a preceito. [Aupa zuek!] 
m Julho do mesmo ano foi entregue ao Estado espanhol, depois de o Tribunal de Pau ter aprovado o mandado europeu emitido contra ele. Esteve na prisão desde então.
Asier encontra-se em situação em liberdade condicional e à espera de julgamento no que respeita à sua militância na Segi. / Ver: naiz.info e topatu.info