terça-feira, 18 de junho de 2013

Manifestação contra a «lei Wert» dia 12 de Outubro em Bilbo

Representantes da comunidade educativa e sindicatos convocaram uma manifestação para dia 12 de Outubro em Bilbo em protesto contra a reforma educativa proposta pelo Governo espanhol, que consideram «centralista, uniformizadora, retrógrada, elitista e segregacionista».
Pediram também aos partidos políticos e aos Parlamentos de Gasteiz e Iruñea que não apliquem a LOMCE em Hego Euskal Herria, que destinem «todos os recursos necessários» à construção de «uma educação sem ingerências externas», que defenda um currículo próprio, garanta a formação «euskaldun e plurilingue» dos estudantes e se baseie na «igualdade de oportunidades, na equidade e na qualidade».

A convocatória foi anunciada numa conferência de imprensa que hoje decorreu na capital biscainha e que contou com a participação de responsáveis de ELA, LAB, STEE-EILAS, Udako Euskal Unibertsitatea (UEU), Ikastolen Elkartea, Sortzen-Ikasbatuaz, Ikasle Abertzaleak, Hik Hasi e Nafarroako Ikastetxeetako Zuzendarien Elkartea (NIZE).

Xabi Irastorza (ELA) e Aitziber Martínez de Lagos (Sortzen-Ikasbatuaz) leram uma declaração em euskara e castelhano na qual expressaram a sua oposição à nova legislação educativa desenvolvida pelo ministro espanhol do ramo, José Ignacio Wert, que «nos chega como uma imposição».

Afirmaram que, a esse nível, «não partem do zero», pois, graças «à determinação e à vontade» mostradas pela comunidade educativa basca nas últimas décadas, têm vindo a construir «um modelo educativo para lá das leis e dos decretos» que lhes tentaram impor. / Ver: naiz.info

Ver também: «Werten legearen aurkako manifestazioa urriaren 12an» (Berria)

«LOMCE-ren aurkako manifestazioa deitu du Hezkuntza komunitateak urriaren 12rako» (BilboBranka)