domingo, 16 de junho de 2013

Numa jornada de mobilização nacional, o movimento Alde Hemendik exigiu a saída das forças estrangeiras

O movimento Alde Hemendik organizou ontem uma jornada de mobilização a nível nacional para exigir que «todas as forças de ocupação se vão embora» de Euskal Herria.
A jornada de mobilização decorreu em quinze localidades, com manifestações coordenadas a partir das 19h30, que tinham como lema «Alde hemendik, utzi bakean Euskal Herrian» [Vão-se embora, deixem Euskal Herria em paz].

As mobilizações decorreram em Agoitz, Altsasu, Bilbo, Durango, Eibar, Elizondo, Galdakao, Gernika, Lekunberri, Laudio, Oñati, Ordizia, Iruñea, Leitza e Zarautz (na imagem).

«As forças militares e policiais que vieram fazer a guerra e espezinhar o nosso povo não têm aqui lugar, estão a mais. O nosso direito, enquanto cidadãos bascos, a viver e a ser livres é constantemente violado. Os controlos, as intimidações e as ameaças que temos de suportar por parte das forças armadas são o pão nosso de cada dia. No caminho para a paz, acreditamos que é necessário dar passos firmes e irreversíveis, mas parece que alguns querem continuar a ignorar as demandas e os anseios do povo», afirmou o movimento Alde Hemendik na conferência de imprensa de apresentação em Altsasu (Nafarroa). / Fonte: naiz.info via lahaine.org / Mais fotos: topatu.info