domingo, 23 de junho de 2013

Larrabetzu homenageou os milicianos asturianos caídos em combate

A associação Ahaztuak 1936-1977 organizou uma homenagem popular para recordar e homenagear os milicianos das Astúrias que caíram em combate nas proximidades da localidade biscainha de Larrabetzu, mais concretamente no baserri Bolunburu.

Há apenas um ano, soube-se que milicianos asturianos que defendiam a terra da barbárie fascista tinham sido ali surpreendidos e mortos pelas tropas franquistas, sendo depois enterrados numa trincheira - ou em várias - que havia no local.

No âmbito da homenagem, na sexta-feira passada, Julen Lezamiz, da associação «Sancho de Beurko», deu uma conferência intitulada «Sangre de Octubre: los batallones asturianos en Euskadi 1937-37».

No sábado, jornada principal desta iniciativa, a Câmara Municipal de Larrabetzu atribuiu a estes asturianos caídos em defesa da liberdade o título de «cidadãos honorários». Além dos representantes municipais e muitos habitantes da localidade, o acto institucional contou também com a presença de 40 familiares daqueles lutadores antifranquistas, bem como da autarca de Castrillón (Astúrias).

No final da sessão plenária, a comitiva dirigiu-se para Bolunburu, onde caíram e foram enterrados os milicianos que defenderam Larrabetzu depois de as tropas fascistas terem rompido a linha da frente. Ali, inaugurou-se um monumento em memória dos caídos, e realizou-se um acto em sua homenagem, no qual não faltou um aurresku de honra e uma oferenda floral.

De volta a Larrabetzu, houve um almoço popular, a que se seguiu a actuação dos cantores argentinos Salvador Amor e Gabriel Ortega.

Ontem, em Lodosa (Nafarroa), 34 anos depois de a terra ter resgatado às valetas e dignificado os corpos dos 131 homens e mulheres fuzilados pelos fascistas, a Câmara Municipal tributou-lhes um acto de reconhecimento. / Ver: boltxe.info e Gara