domingo, 30 de junho de 2013

Centenas de pessoas recordaram a Batalha de Noain e reivindicaram a independência

Centenas de pessoas recordaram ontem a Batalha de Noain, participando na iniciativa convocada pela Nabarralde, pela Nafarroa Bizirik e pela Orreaga Fundazioa. A marcha realizou-se no sentido inverso ao das primeiras edições, ou seja, partiu do monumento erguido em Getze por Joxe Ulibarrena aos caídos na batalha – cerca de 5000 navarros – e dirigiu-se para o centro de Iruñea, passando pelo que foi o Palácio Real navarro.

«Konkistak darrai, memoriak ere bai / Memoria, más allá del 2012» era o lema deste ano. A mensagem principal do acto começou por evocar o eco alcançado por toda esta temática no ano passado, devido às múltiplas iniciativas que assinalaram o quinto centenário da conquista de 1512, e acabou com um apelo à continuidade do trabalho: «A memória é a nossa consciência colectiva. Não a abandonemos porque uma data se afasta ou porque o debate se silencia». Acrescentaram que a luta pela recuperação da soberania se prolongou por mais dezoito anos, se bem que a derrota de Noain – a 30 de Junho de 1521 – tenha assumido um carácter decisivo.

No evento, que contou com a participação de antigos futebolistas, como Iñaxio Kortabarria (Erreala) e José Mari Lekunberri (Osasuna), bandeiras navarras e símbolos a favor da independência passaram de mão em mão. No acto final houve dantzas, intervenções públicas e um alerta contra as campanhas oficiais: «A manipulação do nosso passado tenta repor a velha mentira». / Fonte: Gara e ateakireki.com