terça-feira, 18 de junho de 2013

A Udaltzaingoa fechou o novo gaztetxe de Santutxu (Bilbo)

No sábado à noite, por ocasião do 20.º aniversário da Gazte Asanblada [assembleia juvenil] local, jovens do bairro bilbaíno de Santutxu ocuparam um edifício na Ritxi plaza encerrado há 30 anos, com o propósito de o transformar num gaztetxe.

Na sequência disso, convocaram jornadas de trabalho para hoje e amanhã, de forma a proceder à limpeza e à arrumação do imóvel. Contudo, hoje de manhã apareceram no local agentes da Polícia Municipal, que mudaram a fechadura à porta, frustrando desse modo o projecto de criação de um gaztetxe no bairro.

Desde que a Gazte Asanblada surgiu, em 1993, houve no bairro três gaztetxes: o Sorgintxulo, o Lakomi e o Uztaldi. Este último foi despejado e emparedado pela Ertzaintza no dia 28 de Setembro de 2012 e, desde então, os jovens têm reivindicado a necessidade de um espaço próprio para desenvolver as suas alternativas.

O grupo municipal do Bildu criticou o despejo do edifício, e a vereadora Aitziber Ibaibarriaga disse que, se é «inadmissível e vergonhoso» que um edifício esteja 30 anos vazio no meio do bairro, «mais vergonhoso é os responsáveis apenas se preocuparem com o edifício quando se decide dar-lhe vida e utilidade». / Ver: BilboBranka e topatu.info