terça-feira, 25 de junho de 2013

O castelo de Gaztelugatxe já tem o seu «torreão» de bastião do reino navarro

O castelo de Gaztelugatxe (Bermeo, Bizkaia) já tem o torreão que lhe confere o estatuto de bastião do Reino de Nafarroa, que perdeu a soberania após a invasão das tropas castelhanas em 1512. A colocação destes «torreões» iniciou-se há três anos por iniciativa da Nafarroa Bizirik 1512-2012.

Sergio Iribarren, coordenador da Nafarroa Bizirik, recorda que o historiador Joseba Asiron avançou com uma ideia que tinha analisado com Mikel Enparantza, ligado a uma sociedade de amigos do castelo de La Mota, em Donostia. Basicamente, tratava-se de assinalar a localização dos castelos navarros com uma estela em forma de torreão.

O facto de existir um espaço físico como um castelo «ajuda a recordar essa história que nos fala de conquista e da destruição dos castelos. Noutros pontos da Europa, continuam a existir castelos, mas aqui a maior parte está em ruínas, pois foram destruídos pelos conquistadores», destaca Iribarren.

Não é o caso de Gaztelugatxe, erguido num local impressionante, que domina o mar Cantábrico e que, como outros castelos, se situa fora dos limites do que é hoje o herrialde de Nafarroa Garaia, num território que em tempos fez parte do reino soberano e que hoje é parte de Euskal Herria.

Para além de Gaztelugatxe, foram colocados «torreões» em mais de vinte castelos, como o de Irulegi (Lakidain, vale de Aranguren), o de Garrüze (Nafarroa Beherea), o de La Mota, em Donostia, ou o de Iruñea.

Segue-se o castelo de Arazuri (Nafarroa), no próximo sábado. Nesse mesmo dia, assinala-se um dos marcos históricos na luta pela recuperação da soberania do reino navarro, a batalha de Noain, em 1521. / Ver: Gara / Fotos: Nafarroa Bizirik / Programa de actividades: lahaine.org