sexta-feira, 7 de junho de 2013

Nove detidos em Iruñea em protestos contra a dispersão de Josune Arriaga e a situação de Ventura Tomé

A Polícia espanhola prendeu nove pessoas nas acções de protesto que hoje se levaram a cabo para exigir que a presa basca Josune Arriaga não seja afastada da capital navarra e em solidariedade com Ventura Tomé.

Dois dos detidos acorrentaram-se às portas prisão de Iruñea. Meia hora depois chegou a Polícia espanhola. Colocaram o furgão à frente dos jovens, para dificultar a captura de imagens e, depois de cortar as correntes, levaram-nos presos. Identificaram os jornalistas que se encontravam no local.

Os outros sete foram presos numa acção protesto em frente à delegação do Governo espanhol em Nafarroa. No local, juntaram-se dezenas de pessoas para denunciar os casos de Josune Arriaga e Ventura Tomé - a quem foi diagnosticado um cancro na próstata e que, segundo denunciou a Etxerat, é mantido algemado nas sessões de radioterapia.

Depois de o Herrira deixar no local uma carta dirigida à delegada do Governo espanhol, as dezenas de pessoas presentes sentaram-se às portas do edifício. Quando a Polícia apareceu, gritava-se «queremos soluções, não violações». Sete pessoas recusaram-se a identificar-se e foram detidas, mas já foram postas em liberdade. Os protagonistas da acção junto à prisão serão presentes a um juiz.

Concentração junto à Delegação do Governo espanhol em Iruñea
Fonte: naiz.info e ateakireki.com / Mais informação e muitas fotos: herrira.org