quarta-feira, 26 de junho de 2013

A presa Josune Arriaga foi levada para a cadeia de Valhadolide

Numa nota, o Herrira fez saber que, apesar dos pedidos insistentes para que não fosse afastada da sua terra natal, devido ao estado de saúde da mãe, a presa política Josune Arriaga (Iruñea), que há alguns dias tinha sido transferida para a prisão alavesa de Zaballa, foi agora levada para a de Valhadolide (Espanha). O Herrira afirma que a colocaram numa secção transitória, pelo que deverá ser novamente levada para Salamanca.

O movimento de defesa dos direitos dos presos recorda que Arriaga se encontrava no cárcere de Salamanca quando, no final de Maio, recebeu uma autorização especial para visitar a mãe, que se encontra numa situação clínica grave e que não via havia dez anos.

Nas duas semanas que permaneceu em Iruñea, sucederam-se as mobilizações e os pedidos para que Arriaga não fosse afastada da mãe, de forma «a poder estar junto dela - e da família - nos seus últimos dias de vida». Contudo, a resposta do Estado espanhol foi «cruel», «violando os direitos fundamentais desta família navarra», afirma o Herrira.

Assim, o colectivo convocou uma concentração de uma hora (11h30-12h30) para esta sexta-feira, frente ao Parlamento de Nafarroa, «para que os eleitos tenham conhecimento das violações dos direitos humanos dos presos políticos». / Fonte: naiz.info