quinta-feira, 20 de junho de 2013

No dia 22, ergue-se um muro popular em Iruñea

A primeira pedra desse muro navarro será colocada na Gaztelu Plaza, em Iruñea. Entre todas e todos, havemos de o construir!
Fontes: ateakireki.com e boltxe.info

Ver também: «Herri harresia: em Nafarroa, vai construir-se um muro popular para defender os direitos civis» (aseh)
No próximo dia 3 de Julho o Supremo Tribunal espanhol vai rever a sentença de Maider Caminos, Aritz Azkona, Luis Goñi, Xabier Sagardoi e Mikel Jimenez, jovens de Iruñerria [Comarca de Pamplona] condenados pela AN espanhola a seis anos de prisão pela sua militância política, acusados de pertencer à Segi ou ao Ekin. Em seu apoio, dezenas de pessoas convocaram um acto de apoio para dia 22 de Junho em Iruñea. «Não é tempo de encher as prisões, mas de as esvaziar!»

Oier Lorente e Mikel Arretxe, detidos no Aske Gunea de Donostia, vão ser transferidos para prisões espanholas
Os jovens donostiarras Oier Lorente e Mikel Arretxe vão ser levados da prisão de Basauri (Bizkaia, EH) para as de Palência e Sória, respectivamente. Foram ambos detidos no dia 19 de Abril, no Aske Gunea de Donostia, juntamente com outros quatro companheiros de militância. Por serem membros da organização juvenil, abertzale e revolucionária Segi (que o Estado espanhol ilegalizou; entretanto, já deu uns quantos «encostos» à malta da nova organização, a Ernai), têm de cumprir uma pena de seis anos de prisão. / Ver: topatu.info / Maite zaituztegu!