sexta-feira, 21 de junho de 2013

Manifestação em defesa da ikastola de Hendaia

A Seaska (federação das ikastolas de Ipar Euskal Herria) convocou uma manifestação para amanhã em Baiona em defesa da nova ikastola de Hendaia (Lapurdi). A mobilização tem como propósito reivindicar o direito das crianças do Norte a aprender em euskara e garantir o futuro destas instituições de ensino.

A manifestação parte às 15h00 da Gaskoien plaza, junto à sede local do Partido Socialista, e termina junto à Subprefeitura de Baiona. Paxkal Indo, o director da Seaska, afirmou que as ikastolas de Ipar Euskal Herria têm de continuar a «cumprir a sua função pública com dinheiro público».

A bolha rebentou quando o representante do Estado francês em Baiona, Patrick Dallennes, proibiu a Câmara Municipal de Hendaia de subvencionar a ikastola local, recorrendo à aplicação estrita da Lei Falloux. De acordo com esta lei, não se pode apoiar com dinheiro público centros de ensino privados. Para a Seaska, isto põe em risco o futuro das ikastolas no País Basco Norte.

[A coligação abertzale EH Bai criticou tanto a atitude do Subprefeito como a do Governo francês, que continua a não atribuir o estatuto de oficialidade à língua basca.] / Ver: Berria / Vídeo: apoio do bertsolari Amets Arzallus e dos palhaços Pirritx, Porrotx eta Marimotots

Ver também: «En "alerte orange" pour la défense des ikastola, Seaska appelle à manifester samedi à Bayonne», de Pierre MAILHARIN (Lejpb)

O diário Berria faz dez anos. Zorionak!
Em Fevereiro de 2003, o tribunal de excepção espanhol mandou fechar o único diário inteiramente publicado em euskara - o Euskaldunon Egunkaria. A 21 de Junho do mesmo ano nascia o Berria. Amanhã há festa em Andoain (Gipuzkoa).