sábado, 22 de junho de 2013

Na manifestação de Baiona reivindicou-se uma lei própria para as ikastolas

Depois de o subprefeito ter considerado ilegal a ajuda financeira da CM de Hendaia à ikastola local, hoje cerca de 3000 pessoas responderam-lhe em Baiona, participando na manifestação convocada pela Seaska, na qual se afirmou a necessidade de criar uma lei própria para as ikastolas.

A mobilização partiu por volta das 15h30 da Gaskoien plaza, onde fica a sede local do PS, e tinha como lema «Lege bat ikastolentzat!» [uma lei paras as ikastolas], que foi também uma palavra de ordem muito ouvida. Veio gente de todos herrialdes do Norte e também alguma do Sul - em protesto contra uma decisão que põe em causa não só o futuro da ikastola de Hendaia, mas também o de todas as ikastolas do País Basco Norte.

Depois de o subprefeito Patrick Dellennes ter decido impugnar pela segunda vez a ajuda financeira municipal às obras de renovação e ampliação da ikastola de Hendaia, as pessoas vieram para a rua (tal como o fizeram em Fevereiro último), e é mesmo «fundamental que as pessoas se mexam», considera Peio Urriza, o director da instituição de Hendaia.

Os manifestantes dirigiram-se para o centro de Baiona, para que toda a gente ficasse a saber o que se passa com as ikastolas. Depois, quando se aproximaram da Subprefeitura, os manifestantes depararam com um forte contingente de CRS, que impediam a passagem em direcção à representação do Estado francês.

No final, responsáveis da Seaska leram uma carta, que irão enviar às autoridades do Estado francês: ao presidente, ao primeiro-ministro, aos ministros da Cultura, da Educação, do Interior, entre outros.

A Euskal Konfederazioa, a Udalbiltza, a coligação abertzale EH Bai, o Kontseilua e a rede Diwan, da Bretanha, também aderiram à convocatória da Seaska (federação de ikastolas do País Basco Norte). / Fonte: Berria e naiz.info