terça-feira, 11 de junho de 2013

A Guarda Civil prendeu Jon Lizarribar e Rubén Gelbentzu numa operação em Gipuzkoa

Agentes da Guarda Civil dos Comandos de Nafarroa e Gipuzkoa prenderam hoje, por volta das 3h00 da madrugada, Jon Lizarribar e Rubén Gelbentzu em Urnieta e Andoain, respectivamente, acusando-os de ser membros da ETA, segundo revelou o Ministério espanhol do Interior. Os agentes efectuaram buscas nas suas casas durante oito e nove horas.

Agentes da Guarda Civil prenderam hoje pelas 3h00 da madrugada em suas casas o urnietarra Jon Lizarribar e o andoaindarra Rubén Gelbentzu.

O Ministério dirigido por Jorge Fernández Díaz acusa-os de serem membros de um «comando legal» da ETA e liga-os a quatro atentados ocorridos em 2002: contra a Universidade da Opus em Iruñea, o El Corte Inglés de Saragoça e duas empresas de Arguedas e Azagra (Nafarroa).

Sempre segundo a versão do Governo espanhol, estas detenções foram efectuadas pela Guarda Civil depois de analisada a «numerosa documentação interceptada» no Estado francês a «dirigentes» da ETA.

Buscas durante nove horas e um quarto em Andoain
A operação continua aberta. A instituição armada efectuou buscas nas casas de ambos os detidos. Estiveram oito horas na de Jon Lizarribar, e só dali saíram pelas 11h00 da manhã, no meio de gritos de apoio ao detido. Viveram-se momentos de tensão e houve empurrões com a Ertzaintza, que esteve no local para apoiar a Guarda Civil e abrir-lhe o caminho. Em Urnieta, segundo consta, os ertzainas alargaram o cordão policial em volta da casa do detido e deram bastonadas nalgumas das pessoas que ali se encontravam. Uma delas foi identificada.

No caso de Gelbentzu, a companheira e a filha saíram da casa às 4h30, pelo que os seus familiares não sabem se durante as buscas Gelbentzu esteve sozinho ou com algum vizinho como testemunha. A Guarda Civil abandonou a casa às 12h15, nove horas e um quarto depois de lá ter entrado. Tal como no caso de Lizarribar, também recebeu o calor de um grupo de pessoas.

Lizarribar, entregue em 2009
Jon Lizarribar já tinha sido preso em 2004 pela Polícia francesa e condenado pelo Tribunal Correccional de Paris. Passou mais de quatro anos na prisão e em 2009 foi entregue à Polícia espanhola em La Jonquera, quando se encontrava em greve de fome havia 23 dias. Foi libertado ali mesmo.

Rubén Gelbentzu foi preso pela Guarda Civil em Novembro de 2003, mas foi posto em liberdade.

Mobilizações
Em protesto contra as detenções, 250 pessoas vieram para a rua em Andoain, numa mobilização que começou às 19h30 na Zumea plaza. Meia hora mais tarde, 325 pessoas manifestaram-se em Urnieta / Ver: naiz.info e Berria 

Ver também: «Dois bascos nas mãos da Guarda Civil por acusações que remontam a 2002» (Gara)

Momento em que levam Jon Lizarribar, Urnieta (Aiurri)
Momento em que levam Rubén Gelbentzu, Andoain (Aiurri)

Sortu: «As detenções efectuadas pela Guarda Civil são um ataque ao processo de construção da paz» (eus / cas)

Amaiur: «A Amaiur pede ao ministro do Interior espanhol que não submeta os detidos em Gipuzkoa ao regime de incomunicação» (eus / cas)