quarta-feira, 12 de junho de 2013

O Supremo Tribunal irá rever a 3 de Julho as sentenças de cinco jovens de Iruñerria

Mikel Jiménez, Xabier Sagardoi, Maider Caminos, Aritz Azkona e Luis Goñi foram condenados em Junho do ano passado pelo tribunal de excepção espanhol - Audiência Nacional - a penas de seis anos de prisão, acusados de militar na Segi ou no Ekin, num julgamento em que afirmaram ter sido torturados pela Polícia e em que quatro dos arguidos foram absolvidos.

Hoje, ficou-se a saber que Supremo Tribunal espanhol marcou para 3 Julho a audiência em que irá rever as condenações dos cinco jovens de Iruñerria [Comarca de Pamplona], segundo informou a Ateak Ireki.

Com o objectivo de preparar a defesa dos jovens, de criar um «muro popular» à sua volta, foram agendadas duas assembleias populares para hoje: uma na Casa de Cultura de Barañain (19h00) e outra na Casa de Cultura de Zizur (19h30). Para amanhã foi anunciada uma conferência de imprensa, que terá lugar na Praça do Castelo, em Iruñea. / Ver: naiz.info e ateakireki.com

Jornada anti-repressiva em Faltzes contra a perseguição à juventude pelo seu compromisso político
Nesta jornada festiva, que terá lugar dia 15 de Junho em Faltzes (Nafarroa), pretende-se denunciar a perseguição que é movida à juventude - através de multas e de detenções - pelas suas ideias e pelo seu compromisso político.

Esta jornada solidária, em que haverá um almoço popular e concertos, também tem como propósito juntar dinheiro para ajudar a pagar as multas referidas e a fiança de uma jovem presa pela Polícia espanhola numa das operações contra a Segi.

A iniciar a jornada haverá uma ronda musical pelos bares da terra; segue-se o almoço popular na Praça Cine Aurora (10 €; há menu vegetariano; fazer reservas no Facebook de Estramonio); e depois há concertos com Estramonio (punk de Miranda de Arga), Zaunk (metal de Faltzes), El Konde Rata (punk de Zizur), Ni de Palo (punk-rock de Azkoien). / Fonte: ateakireki.com