sexta-feira, 28 de junho de 2013

Dia 20 de Julho, manifestação em Baiona contra as detenções de refugiados

A manifestação, organizada pela plataforma Bake Bidea, parte às 16h00 da Euskaldunen plaza [Praça dos Bascos] e tem como lema «Errepresioa bukatu, bake prozesua orain» [Acabar com a repressão, processo de paz já]. Por outro lado, Aitor Zubillaga foi libertado com medidas de coacção, pois o mandado europeu emitido pelo tribunal de excepção espanhol contra ele não tinha chegado.

A plataforma Bake Bidea denunciou com veemência as detenções dos refugiados políticos Beñat Atorrasagasti, Jokin Aranalde e Aitor Zubillaga. «Estas detenções são decisões políticas; são respostas às propostas políticas feitas pelos refugiados políticos a 15 de Junho», afirmaram Anais Funosas e Christian Desprez, representantes da Bake Bidea, na conferência de imprensa que ontem deram na capital de Lapurdi.

Criticaram fortemente o procedimento do mandado europeu, deixando claro que se trata de uma «ferramenta perigosa» tanto do ponto de vista dos direitos humanos como da resolução do conflito. Para além disso, lamentaram o facto de os Governos francês e espanhol não apoiarem o processo de paz e criarem «obstáculos» à superação das consequências do conflito.

Assim, fizeram um apelo à sociedade para que se mobilize para ultrapassar esta situação de bloqueio e contra a aplicação do mandado europeu.

Por outro lado, Aitor Zubillaga Zurutuza, detido na quarta-feira, foi libertado ontem, pois o processo judicial movido pela AN espanhol - ex-TOP franquista - não estava em poder das autoridades francesas. Tem de se apresentar em tribunal na próxima terça-feira, 2 de Julho, segundo divulgou a kazeta.info. / Fonte: Berria e kazeta.info

Eurodeputados não foram autorizados a visitar Otegi
Uma delegação da Aliança Livre Europeia (ALE) - que incluía os eurodeputados Mark Demesmaeker (Flandres), François Alfonsi (Córsega) e Tatjana Zdanoka (Letónia) -, acompanhada por elementos do EH Bildu, deslocou-se ontem à prisão de Logroño (Espanha) para visitar o político independentista Arnaldo Otegi.
Contudo, às portas da prisão foi-lhes comunicado que a visita não se podia realizar. A autorização foi solicitada a 5 de Junho, mas a direcção da prisão não respondeu e hoje disse não ter conhecimento de qualquer pedido.
Depois de uma hora a tentar desbloquear a situação, um comandante da Guarda Civil veio cá fora comunicar-lhes que não podiam realizar a visita. Os representantes da coligação basca foram identificados. / Ver: naiz.info