sexta-feira, 28 de junho de 2013

Parlamento de Gasteiz refuta declaração institucional em defesa da negociação colectiva

O LAB apresentou ontem no Parlamento de Gasteiz uma declaração institucional a favor de um quadro basco de negociação colectiva, por considerar que o modelo de relações de um país «está totalmente ligado ao modelo de negociação colectiva que tem».

A iniciativa foi rejeitada por todos os grupos parlamentares - PNV, PSE, PP e UPyD - com excepção do EH Bildu. O sindicato acusou os primeiros de «não fazerem nada» para impedir as consequências da reforma laboral do Governo espanhol.

Neste sentido, a secretária de negociação colectiva e acção sindical do LAB, Garbiñe Aranburu, recordou que no próximo dia 7 de Julho a maior parte dos trabalhadores de Euskal Herria «vão ficar sem qualquer direito à negociação colectiva», e afirmou que «os únicos beneficiários serão os empresários representados na Confebask, o patronato, que não está a defender os interesses da economia basca, mas apenas os seus próprios interesses».

Contudo, Aranburu insistiu que os trabalhadores «não vão renunciar aos seus direitos» e que a luta vai continuar. (naiz.info)

Acção em defesa da negociação colectiva em Donostia
Ontem mesmo o LAB levou a cabo uma acção simbólica em defesa da negociação colectivos na praia da Concha, em Donostia. (boltxe.info)