quarta-feira, 12 de junho de 2013

«Entre o céu e o inferno. Declaração das FARC-EP»

Temos que defender este processo de paz, esta esperança. Todos, resolutamente, governo, guerrilha das FARC e as organizações sociais e políticas do país, devem somar vontades para alcançar, após décadas de confronto bélico, a ansiada reconciliação com justiça social. O que nos importa Uribe e Fedegan se estamos determinados a alcançar a paz? (ODiario.info) [em castelhano aqui]

«Entrevista com Pablo Catacumbo. As FARC-EP e o acordo de paz», de María JIMENA DUZÁN (ODiario.info)
Nesta entrevista com Pablo Catacumbo, membro do Estado-Maior Central das FARC-EP explica como e por que razão as FARC-EP estão a negociar com o governo de Juan Manuel Santos: «Sentimos que havia a possibilidade de alcançar uma solução política, que nunca esteve ausente da nossa abordagem estratégica».

«Ofensiva imperialista a gran escala: No es solo con Venezuela, vienen por el continente», de Carlos AZNÁREZ (boltxe.info)
El ambiente latinoamericano está enrarecido. Hay señales muy claras de que el Imperio ha decidido impulsar una contraofensiva de gran calado. Tanto, que el propio secretario de estado estadounidense John Kerry volvió a desenterrar un concepto que en los últimos años parecía olvidado.

«Duelo, verdad y memoria», de Errose EREZUMA (Gara)
El mejor homenaje que se puede dedicar a Naparra, y a todos los militantes que lucharon por una Euskal Herria libre, independiente e igualitaria, es construir su memoria y la de su pueblo, incorporando en ellas sus aspiraciones, ilusiones y vivencias y también sus éxitos, fracasos y contradicciones.