sábado, 22 de junho de 2013

Centenas de pessoas colocaram a primeira pedra no muro popular navarro

Centenas de pessoas juntaram-se hoje de manhã na Gaztelu Plaza, em Iruñea, para expressar o seu apoio aos cinco jovens navarros que aguardam por uma decisão do Supremo Tribunal espanhol.

Na Praça do Castelo, em Iruñea, colocou-se hoje «a primeira pedra» num muro popular que tem por objectivo impedir que mais jovens de Nafarroa vão parar à prisão. Esta iniciativa de protesto foi posta em prática tendo em conta que o Supremo espanhol irá rever no dia 3 de Julho a sentença da AN espanhola que condenou cinco jovens de Iruñerria (Luis Goñi, Xabier Sagardoi, Maider Caminos, Mikel Jiménez e Aritz Azkona) a seis anos de cadeia pela sua militância na Segi ou no Ekin, como explicaram os próprios jovens, que agradeceram a presença de todos os que estiveram na praça e se mostraram bastante satisfeitos com a resposta popular.

Nas intervenções que se seguiram, defenderam a desobediência civil como ferramenta para impedir que mais alguém seja levado por razões políticas. «É hora de esvaziar as prisões, não de as encher», afirmaram, tendo ainda recordado que em Euskal Herria há perto de 200 pessoas a aguardar julgamento por motivos políticos

A estas intervenções seguiu-se uma assembleia popular muito participada, na qual foram avançadas várias ideias para mostrar que «este povo já decidiu que não quer que mais ninguém vá parar à prisão por motivos políticos». Porta-vozes de colectivos e associações e pessoas a título individual deram a sua opinião, criando uma autêntica «chuva de ideias». Pediu-se ainda que se passe das palavras às acções e que a solidariedade se transforme em determinação para que mais ninguém seja levado.

Houve ainda intervenções de escritores, leitura de textos de Joseba Sarrionandia e momentos musicais, com a presença do cantautor Urko. Fez-se também uma foto a simbolizar o muro popular, com os jovens condenados no meio de uma verdadeira maré popular em tons de laranja.

No final, foram apresentadas as conclusões do debate. O LAB e o Herrira fizeram saber que as suas sedes estarão à disposição para receber iniciativas de apoio, e pediram à população que abra as portas de suas casas aos jovens. / Ver: lahaine.org e naiz.info / Ver também: Dossier sobre o Processo 8/10 (e mais informação) em BorrokaGaraiaDa

Hoje, colocou-se a primeira pedra no Muro Popular de Iruñea

Mais vídeos: Declarações de Maider Caminos (euskaraz; Ateak Ireki) / Constrói-se um novo muro popular em Iruñea (naiz.info)