sexta-feira, 21 de junho de 2013

Donostia: situação dos refugiados políticos bascos em debate

No próximo dia 27, tem lugar na Okendo Kultur Etxea, em Donostia, um colóquio organizado pelo movimento Herrira sobre a situação dos refugiados políticos bascos. A iniciativa, que conta com a presença do historiador Iñaki Egaña, do advogado Miguel Castells e do antigo refugiado Eneko Irigaray, será dinamizada pela jornalista Oihana Llorente.

Para o Herrira, «os refugiados políticos bascos têm direito a viver em Euskal Herria com dignidade, e dar uma resposta positiva à sua situação é fundamental para se construir uma paz justa, inclusiva e duradoura». / Fonte: herrira.org

Proibida a kalejira a favor dos presos nas festas de São João em Arrasate
O Tribunal de Donostia suspendeu provisoriamente o cortejo a favor dos presos incluído no programa de segunda-feira das festas de São João, em Arrasate (Gipuzkoa).
O delegado do Governo espanhol na CAB, Carlos Urquijo, solicitou ao Ministério Público que interpusesse um recurso contra a iniciativa. Tal veio a acontecer e a kalejira foi proibida.
Agora, a Câmara Municipal de Arrasate têm um prazo de três dias para recorrer; depois, o Tribunal tomará uma decisão definitiva. / Ver: Berria e naiz.info

«Arkaitz Agirregabiria e Zuhaitz Errasti puseram fim à greve de fome em Bordeaux-Gradignan» (etxerat.info)
Ambos os presos políticos se encontravam em greve de fome desde o passado dia 13. Ontem, puseram fim ao protesto, depois de lhes ter sido marcada uma reunião com o director do estabelecimento.

«O PP quer as concentrações a favor dos presos longe do Guggenheim» (Gara / Berria)
O PP vai apresentar uma moção na capital biscainha - que será debatida na quinta-feira - com o intuito de evitar que as concentrações relacionadas com os presos políticos bascos tenham lugar junto ao Museu Guggenheim. No entender desta força política, as concentrações referidas, solidárias ou de protesto, causam «graves prejuízos à imagem turística» da cidade.

Note-se que o museu teve mais de um milhão de visitantes em 2012. Como bem se entende, a direita espanhola tem todo o interesse em manter a realidade dos presos políticos bascos longe dos olhares de tanto forasteiro.