quarta-feira, 28 de novembro de 2012

A Fundação Orreaga organiza a 15.ª edição do Nafarren Biltzarra

A Fundação Orreaga vai organizar, no dia 3 de Dezembro, Dia de Nafarroa, a 15.ª edição do Nafarren Biltzarra.
«Nesse dia em que o Governo de Navarra celebra o Dia de Navarra sem qualquer conteúdo e desprezando a história, a cultura e a língua de Navarra, a Fundação Orreaga vai esforçar-se para destacar a presença da Navarra real e das suas preocupações, tratando em cada ano temas diferentes», explicaram.

Este ano, recordar-se-á o quinto centenário da conquista de Nafarroa pelas tropas castelhanas, com o lema «500 anos de resistência», «porque, graças ao trabalho realizado por muitas associações, historiadores e pessoas, cada vez mais navarros consolidaram o pensamento "conquistados mas não vencidos"».

Deste modo, no dia 3 será colocado um marco no lugar onde antes ficava o velho castelo de Iruñea. Serão ainda atribuídas duas distinções. O prémio Mariscal de Navarra, que distingue quem trabalha em prol do património, e que foi concedido à Euskalerria Irratia, e o prémio Conde de Lerin, destinado a quem trabalha contra a identidade navarra e cujo vencedor será revelado nesse mesmo dia.

O pregão do acto principal da jornada será lido por Joseba Asiron, da Nafarroa Bizirik, na concentração que se realizará na Gaztelu plaza às 11h30. Meia hora depois, uma karrikadantza irá percorrer as ruas da Alde Zaharra, até chegar ao Sarasate pasealekua, onde terá lugar o acto final. / Notícia completa: Gara