sexta-feira, 16 de novembro de 2012

A Polícia britânica prendeu Raúl Fuentes em Liverpool

Raúl Fuentes Villota foi preso hoje de manhã, em Liverpool, pela Polícia britânica, «em colaboração com a Polícia» espanhola, segundo divulgou o Ministério espanhol do Interior numa nota.

Nesta, refere-se que a detenção do bilbotarra está relacionada com um mandado de detenção europeu emitido pela Audiência Nacional espanhola. O Ministério liga o cidadão basco à ETA. [Aqui, a atenção à realidade basca e o espírito crítico, por parte do leitor, são instrumentos valiosos para ver o «para-lá-da-nota-e-do-Ministério», os preceitos a que a detenção obedece.]

Por seu lado, a Polícia do condado de Merseyside disse que estava a tratar junto da Embaixada espanhola em Londres da extradição de Fuentes. Horas depois da detenção, o cidadão basco foi conduzido ao Tribunal de Westminster, que rejeitou a sua extradição e lhe deu ordem de prisão, pelo menos até 30 de Novembro.

Raúl Fuentes foi detido en 1991 em Barakaldo (Bizkaia), acusado de fazer parte do «comando Matalaz» da ETA. Passou quatro anos na prisão sem ser julgado e foi posto em liberdade em 1995. Desde então, encontrava-se «em parte incerta» (versão do Min. espanhol do Interior).

Para protestar contra a detenção foi convocada uma concentração para hoje, às 19h30, em Bilbo, no Txoko de Joseba Asensio, entre as ruas Doctor Areilza e Poza. / Fonte: naiz.info

IÑAKI IMAZ, encarcerado
Entretanto, o donostiarra Iñaki Imaz, ontem detido pela Polícia francesa e extraditado de imediato para Espanha, foi presente hoje de manhã ao juiz Ismael Moreno, da Audiência Nacional espanhola, tendo recebido ordem de prisão. (naiz.info)

OLGA COMES: França aprova o mandado europeu emitido contra a iruindarra
A habitante do bairro de Donibane (Iruñea) foi condenada recentemente a 5 anos de prisão e, depois de cumprir a pena, vai ser extraditada para Espanha - a partir da semana que vem. As suas advogadas tentaram adiar o julgamento de extradição para preparar a defesa, mas o juiz não o permitiu. (ateakireki.com)

KEMEN URANGA: decisão sobre extradição a 12 de Dezembro
Decorreu ontem no Tribunal de Westminster (Londres) uma audiência relativa ao processo de extradição movido por Espanha contra o ondarrutarra Kemen Uranga, detido em Agosto último na capital de Inglaterra. A decisão só será conhecida a 12 de Dezembro, mas o processo pode arrastar-se ainda alguns meses, com a possibilidade de recurso da decisão.
Kemen encontra-se na prisão de alta segurança de Belmarsh. Segundo percebemos (em ondarrutarrês), existe a possibilidade de ser transferido nas próximas semanas para uma outra, em Birmingham, com condições menos duras.
Na imagem, concentração em Londres. Em Ondarru (Bizkaia), ontem também se juntou muita gente na Alameda para pedir que Kemen não seja extraditado. (Turrune e Turrune)

Nota da esquerda abertzale: «Frente a los ataques de los enemigos de la paz, la Izquierda Abertzale llama a redoblar esfuerzos» (ezkerabertzalea.info)

Azaroak 24 de Novembro: London calling
London Basque Solidarity Sound System Spot
Concertos com grandes bandas do panorama musical basco, bertsolaris, espectáculos de magia... em solidariedade com cinco [agora seis] presos políticos bascos que se encontram nas Ilhas Britânicas (Inglaterra, Escócia e Norte da Irlanda). Mais informação: LondonBasqueSolidarity