A Askapena comemorou hoje em Altsasu (Nafarroa) os seus 25 anos de existência. Num acto a que assistiram mais de 350 pessoas e no qual se foram sucedendo imagens, danças, representações teatrais e música, a organização internacionalista basca Askapena apresentou um manifesto internacionalista que define as linhas de trabalho para os próximos anos.
Os momentos mais emotivos da jornada foram a homenagem aos familiares de Begoña García (militante internacionalista assassinada em El Salvador) e a leitura de duas cartas de apoio à organização internacionalista enviadas de prisões dos estados espanhol e francês. Uma delas assinada por Arnaldo Otegi e a outra por Jose Javier Osés.
O acto terminou com os presentes a cantarem «A Internacional» e o «Eusko gudariak». Seguiu-se o almoço popular, e o frontão Burunda foi pequeno para as 350 pessoas.
No resto do programa, a música era o prato forte, com o concerto do duo Rojo Cancionero, à tarde, e os concertos dos Vendetta, Los Zopilotes Txirriaos e Obrint Pas, à noite. / Ver: «MANIFIESTO INTERNACIONALISTA VASCO»] / Fonte: askapena.org / Mais info: crónica de Nerea Goti (Gara)