segunda-feira, 19 de novembro de 2012

PSN e UPN impedem Herrira de comparecer no Parlamento de Nafarroa

A UPN e PSN não deixaram que o Herrira, movimento em defesa dos direitos dos presos, pudesse comparecer numa sessão de trabalho do Parlamento foral para expor os seus objectivos.

A proposta, rejeitada pelos representantes dos partidos referidos, foi apresentada conjuntamente por Bildu e Nafarroa Bai.

Em Março último, a associação de familiares e amigos dos presos Etxerat compareceu perante os deputados. Nessa altura, o PSN mostrou-se a favor, e os votos de UPN e PP não foram suficientes para impedir a comparência. / Fonte: Berria

Iturrama, 24 de Novembro: Dia para acabar com a dispersão
O Herrira de Iturrama (Iruñea) organizou uma jornada contra a «dispersão política assassina», que terá lugar no próximo sábado, dia 24.

O Herrira de Iturrama realça o facto de «Hodei, Alex, Miren, Iker, Ibai e Diego [presos do bairro] se encontrarem sequestrados a centenas de quilómetros do bairro, dispersos pelas prisões espanholas». E considera importante que no dia 24, «Sakabanaketa amaitu eguna», «todos venham para as ruas, para que a sua reivindicação se faça ouvir em todos os recantos de Iturrama, escapando ao bloqueio actual dos estados.»

«Não podemos esperar mais», diz o movimento de defesa dos presos. «Precisamos de vocês em casa e, para tal, cada mobilização é uma chave importante». / Programa no cartaz; mais detalhes em ateakireki.com

Dia de festa em Urretxu pelos presos de Goierri Garaia
O Herrira de Goierri Garaia (Gipuzkoa) organizou, no sábado passado, em Urretxu, uma festa a favor dos direitos dos presos políticos bascos de Ezkio-Itsaso, Gabiria, Legazpi, Urretxu e Zumarraga. Na parte da manhã, houve uma competição gastronómica (marmitako [espécie de guisado de atum]), seguida de um campeonato de futsal.
Seguiu-se um almoço popular para encher bem a pança. À tarde, realizou-se um campeonato de mus e houve exibições de desportos rurais. A jornada de Goierri Garaia terminou com um acto político do Herrira. / Fonte: Gara e goierri.hitza.info

Em Eiheralarre, ongi etorri a Jean-Marie St Pée
No sábado passado, em Eiheralarre (Nafarroa Beherea) houve uma cerimónia de boas-vindas ao ex-preso Jean-Marie St Pée, Lako. Saint-Pée foi detido em Abril de 2004, tendo sido condenado a 11 anos de prisão, dos quais cumpriu oito.

Encontrava-se na prisão de Mont-de-Marsan (Frantzia) quando recebeu ordem para ser libertado e no sábado os seus conterrâneos prestaram-lhe uma homenagem singela e acolhedora. [Argazkia: Gaizka IROZ] / Ver: kazeta.info