Apesar da chuva e do frio, milhares de pessoas manifestaram-se ontem pelas ruas de Baiona em defesa dos direitos dos presos e dos refugiados políticos bascos e do processo de paz e de soluções. Ontem, em Baiona, deu-se um passo importante no caminho para a paz e contra o bloqueio imposto pelos estados.
Fotos: Hurbildu Bakera: Baionako manifestazioa (Herrira)
Fotos: Hurbildu Bakera: Baionako manifestazioa (ekinklik.org)
Vídeo: Manifestação histórica em Baiona pelos direitos dos presos bascos (Berria)
Começa amanhã o julgamento de Antza e Iparragirre, em Paris
Começa amanhã, em Paris, o julgamento de Mikel Albisu, Antza, e de Marixol Iparragirre. Para além de serem dois membros históricos da ETA, em Junho último foram designados porta-vozes do EPPK (Colectivo dos Presos Políticos Bascos).
Iparragirre e Antza foram detidos pela Polícia francesa em 3 de Outubro de 2004, tendo sido condenados pelo Supremo Tribunal de Paris [Parisko Auzitegi Gorenak], no dia 17 de Dezembro de 2010, a vinte anos de cadeia.
O Batasuna lembrou que já passou uma ano desde a Declaração de Aiete e que, na sequência disso, a ETA anunciou o abandono definitivo da actividade armada, mas que os estados não deram passos. Disse também que as palavras de Valls criaram confusão, na medida em que, em Euskal Herria, existe uma ampla maioria a favor da paz. / Fonte: Berria
Arnaldo Otegi sancionado com doze dias de isolamento
A Comissão Disciplinar da prisão de Logroño sancionou Arnaldo Otegi com doze dias de isolamento na cela e a privação do passeio durante três dias por causa da gravação do discurso que foi transmitido durante um acto de campanha eleitoral do EH Bildu realizado no BEC, em Barakaldo (Bizkaia).
Estas medidas ainda não lhe foram aplicadas, pois a defesa de Otegi recorreu para o juiz de Vigilância Penitenciária da Audiência Nacional espanhola, José Luis Castro, que não tem um prazo para decidir.
Após a transmissão do discurso, a prisão de Logroño suspendeu de forma cautelar durante algum tempo as suas comunicações e instaurou-lhe um processo disciplinar, que concluiu que Otegi incorreu numa infracção «bastante grave» por divulgar informação relativa à segurança e à ordem no estabelecimento e numa infracção «leve» por alterar de forma fraudulenta as suas comunicações. / Fonte: naiz.info