sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Mobilizações em Bilbo, Gasteiz e Iruñea contra o massacre em Gaza

Respondendo à convocatória de plataformas de apoio ao povo palestiniano, mais de 200 pessoas participaram na concentração que se realizou ontem ao fim da tarde em GASTEIZ, na Posta plaza, com o lema «Gazako sarraskia gelditzeko Israeli Boikot» [Para parar o massacre de Gaza, boicote a Israel]. Ouviram-se palavras de ordem a pedir liberdade para a Palestina e o boicote ao Estado sionista.

Em BILBO, por seu lado, Palestinarekiko Elkartasun Taldeek [Grupos Solidários com a Palestina] realizaram uma performance e uma concentração para denunciar a situação que os habitantes de Gaza estão a sofrer, com o lema «Israel genozida! Palestina askatu!».

Com esta acção, pretendeu-se chamar a atenção para o massacre que o Estado de Israel está a levar a cabo e para a cumplicidade da União Europeia e da Comunidade Internacional. A acção teve lugar no passeio da Gran Vía, em frente ao n.º 33 (representação da União Europeia).

Três pessoas deitaram-se no chão coberturas com lençóis manchados de «sangue», simbolizando desta forma as mais de 160 pessoas que as Forças Armadas de Israel assassinaram em Gaza. / Fonte: askapena.org

Em IRUÑEA, a delegada do Governo espanhol proibiu a mobilização contra o genocídio sionista na Palestina convocada para hoje, às 19h00, pela plataforma «Iruñea contra las guerras-Palestina elkartasuna ekimena» frente à Delegação do Governo. Apesar de estar autorizada, a convocatória acabou por ser considerada «não urgente», pese embora os mais de 150 mortos e as centenas de feridos em Gaza, e o facto de Israel hoje mesmo ter quebrado a trégua acordada, assassinando mais uma pessoa. / Fonte: ateakireki.com / Fotos: ekinklik.org

Mais mobilizações contra a agressão sionista ao povo palestino: hoje, concentração em Arrasate (19h00); amanhã, manifestação em Donostia (12h00).