quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Sessão de câmara tensa em Garinoain, com várias identificações

Gara, Garinoain * E.H.
A localidade de Garinoain (Nafarroa) viveu ontem uma sessão de câmara bastante tensa, em virtude da oposição massiva dos habitantes à Derecha Navarra y Española (DNE) e à Alternativa Española (AES), de extrema-direita.

A coligação marcou para ontem uma sessão ordinária por imposição legal (têm de ser convocadas pelo menos de três em três meses e o prazo estava a passar) para tratar temas de carácter local. No entanto, os dois vereadores madrilenos da AES (a força de Blas Piñar) introduziram uma votação para declarar personae non gratae os municípios catalães que declararam a independência.

Esta proposta provocou mal-estar entre os habitantes, que estão presentes em todas as sessões e se queixaram de que os vereadores usam Garinoain para os seus interesses, exigindo-lhes que se fossem embora de imediato.

A situação rapidamente se tornou tensa e o autarca interrompeu a sessão para avisar a Guarda Civil. Os agentes armados chegaram à localidade e identificaram vários habitantes. Entretanto, o autarca reiniciou a sessão, que durou apenas dois minutos. A iniciativa da AES foi aprovada, juntamente com os outros pontos em agenda.

Garinoain é governada pela extrema-direita desde as eleições de 20 de Novembro de 2011. Nenhum habitante se candidatou às eleições municipais, e não se aperceberam de que a DNE e a AES o tivessem feito. Quando pensavam que iria ser constituída uma gestora municipal, deram-se conta de que havia «pára-quedistas» na terra e votaram de forma massiva em branco (305 votos). Mas 18 votos bastaram. / Fonte: SareAntifaxista