domingo, 11 de novembro de 2012

O Sortu inicia o seu processo de constituição, que culminará no dia 23 de Fevereiro

Depois de ter elaborado o texto-base com as suas teses, o Sortu pôs em marcha o seu processo de constituição, do qual surgirá o documento final que definirá as suas bases ideológicas e o seu modelo de organização. Esta análise, que contempla a realização de cerca de trezentas assembleias em diversas terras e bairros, culminará no próximo dia 23 de Fevereiro no I Congresso Nacional do Sortu. Os promotores incentivam os cidadãos de esquerda e abertzales a tomar parte no debate.

Num acto que ontem decorreu no Eureka! Zientzia Museoa, em Donostia, Maribi Ugarteburu e Pernando Barrena disseram que o Sortu será «a nova expressão política da histórica Unidade Popular de independentistas e socialistas que trabalham e lutam por uma Euskal Herria livre».

Até agora, cerca de 300 pessoas participaram nos grupos de trabalho constituídos com vista à criação da proposta de base. Agora, inicia-se a fase em que este documento será debatido e emendado em assembleias abertas a todas as pessoas que quiserem contribuir.

Em Hego Euskal Herria [País Basco Sul] estão previstas 293 reuniões: 71 em Gipuzkoa, 110 na Bizkaia, 49 em Araba e 63 em Nafarroa. Em relação a Ipar Euskal Herria, o calendário ainda não foi definido, mas o processo irá terminar ao mesmo tempo.

Quanto às datas, no dia 17 arranca o debate em torno das bases ideológicas; a partir de 15 de Dezembro debate-se a linha política; no dia 26 de Janeiro analisa-se o capítulo correspondente ao modelo de organização e ao funcionamento; a 9 de Fevereiro serão as eleições internas. O processo terminará no dia 23 de Fevereiro de 2013 com a realização do I Congresso Nacional do Sortu. [Ver, na sequência: «Aberto à participação»] / Imanol INTZIARTE / Notícia completa: Gara / Ver: Sortu