quinta-feira, 28 de junho de 2012

Azpeitiarra condenado a um ano de prisão por afixar faixa em defesa dos direitos dos presos

Aritz Arzallus (Azpeitia, Gipuzkoa) foi condenado pelo tribunal de excepção espanhol a um ano de prisão e a sete anos de inabilitação por ter afixado uma faixa em que se defendia os direitos dos presos nas festas de Santo Inácio de 2011, sendo acusado de... «enaltecimento do terrorismo».

O azpeitiarra foi julgado na AN espanhola na terça-feira passada, ficando então a aguardar pela sentença, que foi hoje conhecida. No julgamento, a magistrada Teresa Sandoval pediu que o azpeitiarra fosse condenado a um ano de prisão e a onze de inabilitação. / Fonte: naiz.info / Ver: uztarria.com

O Acordo de Gernika considera que as detenções de Albi constituem uma «grave agressão ao processo»
Os signatários do Acordo de Gernika qualificaram como «grave agressão ao processo que avança imparável em Euskal Herria» as detenções, anteontem, de Ugaitz Errazkin e José Javier Oses, já que a «ETA declarou o fim definitivo da sua actividade armada e se mostrou disposta a dialogar». «Lamentavelmente parece que a direcção tomada pelos estados é a oposta».
De acordo com a agência Efe, ontem os dois jovens ainda se encontravam em Toulouse, à espera de serem transferidos para Paris. / Fonte: Gara

A Corte Suprema não examinará o recurso de Eneko Goieaskoetxea
O Tribunal Superior de Londres indeferiu ontem o pedido feito pela defesa do preso político Eneko Goieaskoetxea, que pretendia recorrer da decisão tomada pela Corte Suprema de o extraditar para o Estado espanhol.
De acordo com a EFE, o Tribunal não considerou válida a argumentação de que determinadas questões legais mereciam ser estudadas pela máxima instância judicial da Grã-Bretanha. O gernikarra esgotou assim todos os recursos legais nos tribunais britânicos e poderá ser extraditado nos próximos dias.
Contudo, no caso de decidir recorrer para o Tribunal de Estrasburgo, haverá a possibilidade de o Tribunal Superior, que não precisou nada quanto à data da extradição, considerar pertinente não a concretizar para já. / Fonte: Gara

Quatro jovens serão libertados hoje, depois de pagarem fianças
De acordo com a informação veiculada pelo Urola Kostako Hitza, quatro presos políticos bascos devem sair hoje da prisão, sob fiança e à espera de julgamento: Beñat Lizeaga (Zumaia), Bergoi Madernaz (Gasteiz), Aitziber Plazaola (Bergara) e Xalbador Ramirez (Donostia).

De acordo com a mesma fonte, o zumaiarra Lizeaga terá de pagar uma fiança de 30 000 euros. Até ao momento, não se sabe qual foi o montante estabelecido para os restantes. Os quatro jovens independentistas participaram no fechamento de Izpura (Nafarroa Beherea), em Fevereiro do ano passado, contra o mandado europeu, tendo sido detidos ao longo do mês seguinte.
Foram posteriormente extraditados e encarcerados. Com eles estavam Irati Tobar, Endika Perez, Aiala Zaldibar e Jazint Ramirez. Os dois últimos foram postos em liberdade nas últimas semanas, sob fiança. / Fonte: naiz.info / Ver: gazteiraultza.info

Leitura:
«Txus askatu, orain!», de Joseba MARTÍN e Josu ZABALO (Gara)
Cuando el preso político basauriarra Txus Martín intentó acabar con su vida, llevaba ocho años de cárcel en el Estado francés. Cinco de ellos, en aislamiento.