terça-feira, 26 de junho de 2012

«Barrura begiratzeko leihoak» / «Ventanas al interior» / «Janelas para o interior»


O filme foi realizado pelos cineastas Josu Martínez, Eneko Olasagasti, Mireia Gabilondo, Txaber Larreategi e Enara Goikoetxea. Produção da Zinez. Prevê-se que a estreia ocorra no Zinemaldia, em Donostia. [Contra o fascismo prevalecente no Estado espanhol.]

Diversas iniciativas em defesa dos direitos dos presos políticos bascos
Moção a favor dos presos na Câmara Municipal de Berriozar
Amanhã, quarta-feira, será apresentada uma moção a favor dos presos políticos bascos na CM de Berriozar (Iruñerria, Nafarroa). Zatoz! Aparece! (lahaine.org)

Conferência em Urduña (Bizkaia) sobre a situação de Txus Martin
Na próxima sexta-feira, a psicóloga Oihana Barrios e um familiar de Martin vão participar numa conferência sobre a situação do preso político basco, que sofre de perturbações do foro psíquico. A iniciativa terá início às 18h00 na Urduñako Kultur Etxea. (herrira.org)

Contra a dispersão dos presos políticos bascos, em defesa dos seus direitos
Como todas as segundas-feiras, em Iruñea, frente à sede do PP / Astelehenero bezala, PPren aurrean. (ateakireki.com)

Iñigo Gonzalez será libertado nas próximas horas
De acordo com a informação divulgada pela Etxerat, o preso político basco Iñigo Gonzalez (Barañain, Nafarroa) será posto em liberdade nas próximas horas, depois de pagar a fiança de 10 000 decretada pelo tribunal de excepção espanhol. Actualmente encontra-se na prisão de Estremera (Madrid).
O barañaindarra foi detido em Janeiro do ano passado juntamente com outras nove pessoas. Acusado de ser membro da organização Ekin, receberia ordem de prisão. A maioria dos detidos naquela operação afirmou ter sido torturada enquanto esteve em poder da Guarda Civil. / Fonte: naiz.info