quinta-feira, 28 de junho de 2012

O Herrira organiza diversas actividades a favor dos presos nas festas de San Fermin

San Ferminetan, presoak eta iheslariak herrira!
Para o Herrira, a pelota basca representa a necessidade de encontrar uma solução para uma das consequências do conflito: a existência de centenas de presos e exilados. Por isso, a sua campanha de Verão girará em torno das bolas e balões azuis que simbolizam essa pelota.

Para os Sanfermines, o Herrira preparou várias actividades em que a pelota basca estará presente. No dia 4 de Julho: um txupinazo azul (12h00, Udaletxe plaza); dia 6 de Julho, brinde pelo regresso a casa dos presos e exilados (13h00, Herrira Gunea - Frantziako Atea); dia 10 de Julho, Herrira Eguna, com uma bertso-merenda e uma kalejira azul pelas ruas da Alde Zaharra, seguida de concerto dos Tximeleta; dia 12 de Julho, bertso-afaria (no Herrira Gunea).

A Karmen kaleko Herriko Taberna e Arrano Elkartea estarão dentro do Herrira Gunea, onde haverá venda de materiais, actividades, concertos e, por certo, bom ambiente todos os dias! Zatoz! Aparece! / Informação mais detalhada: lahaine.org

Ver também: «O Herrira organiza um "lip dub", domingo, no EHZ», de G.C. (Lejpb)
Gabi Mouesca, Johanne Foirien e Emili Martin lançaram ontem em Baiona, em nome do Herrira - movimento a favor dos direitos dos prisioneiros bascos - uma ampla campanha para promover a manifestação que convocaram para dia 13 de Outubro na capital de Lapurdi.
Para conseguirem uma mobilização forte, o Herrira fez saber que serão distribuídos, até 13 de Outubro, 100 000 jornais de doze páginas, nas quais darão a conhecer as suas reivindicações, e que o País Basco irá ficar repleto de cartazes, «com o azul do Herrira».
Há mais acções previstas, como um concurso de fotografia. Mas a primeira delas é já no domingo, às 13h30, em Heleta, onde se irá rodar um lip dub que terá como base uma canção interpretada pelos Xutik e os Itziaren Semeak.