sexta-feira, 29 de junho de 2012

A Sanfermines 78 Gogoan apresenta um trabalho de divulgação sobre os acontecimentos de 1978

O colectivo Sanfermines 78 Gogoan apresentou ontem a unidade didáctica que criou com o objectivo de dar a conhecer aos estudantes navarros os factos ocorridos durante as festas de 1978.

A autora do trabalho, Nerea Pérez, do Instituto Geronimo de Uztariz, explicou que os conteúdos se destinam aos alunos do final do ensino básico (9.º ano) e do secundário e que com ele se pretende «reivindicar a dimensão histórica» dos acontecimentos de 1978 e colocá-los no lugar que lhes corresponde na história de «Pamplona [Iruñea], Navarra e Euskal Herria».

Os acontecimentos são estudados em quatro ou seis sessões, sendo sempre analisados numa «perspectiva histórica», através do recurso a diversas fontes, como as crónicas da altura sobre os acontecimentos, as imagens de um documentário ou o testemunho na primeira pessoa de Xabier Barber, um «protagonista vivo» do que se passou.

Josemi Gastón, do Geronimo de Ustariz, disse que procuraram fontes que abranjam a visão oficial e também a alternativa, com o que pretendem «convidar a uma análise confrontada para que os alunos deduzam por si mesmos o que se passou».

O colectivo agradeceu também o trabalho dos sindicatos Stee-Eilas, LAB e ELA, que ajudaram a fazer chegar a unidade didáctica «à maior parte das escolas de Navarra», onde já foi ensinada no ano lectivo passado.

Presen Zubillaga recordou, em nome do colectivo, que o Sanfermines 78 Gogoan nasceu em 2008 para pedir verdade, justiça e reparação, tendo em conta os acontecimentos dessa época. Hoje, para além de denunciarem as acções que ficaram sem castigo e pedirem a abertura de «novos processos», julgam que aquilo que se passou devia fazer parte da memória histórica e ser dado nas aulas. / Fonte: Noticias de Navarra via Sanduzelai Leningrado / Vídeo: Sanfermin78gogoan