segunda-feira, 11 de junho de 2012

Jone Goirizelaia vai ser a advogada da família de Iñigo Cabacas

Bilbo * E.H.
A advogada da família de Iñigo Cabacas, Jone Goirizelaia, afirmou que a intenção da acusação é chegar «ao fundo» da investigação e que a família decidiu apresentar-se como acusação particular «exclusivamente» para que a investigação judicial seja feita «de forma profunda», permitindo-lhe saber «o que se passou». Na quinta-feira passada, tiveram início as diligências judiciais do processo que visa esclarecer a morte do jovem adepto do Athletic, em Abril último. Segundo referiu, prestaram depoimento os médicos forenses, e a partir de terça-feira terão início os depoimentos testemunhais.

Jone salientou que, na sessão de quinta-feira, os médicos forenses «confirmaram a 100%» os relatórios efectuados após o falecimento, «descartaram qualquer causa de morte que não o impacto provocado por uma bala de borracha», tendo referido que «era importante ver como poderia ter sido o impacto», realizando diversos testes. Jone prevê que a fase instrutória seja «longa», pois, segundo adiantou, «estão marcados depoimentos até meados de Julho», e «isto é o início da instrução»; depois da primeira fase «será necessário olhar para tudo o que há» para determinar a sua continuação.

De qualquer forma, afirmou que «a intenção da acusação é chegar ao fundo» da investigação, e pensa que a da magistrada «também». Nesta linha, afirmou que a família de Cabacas lhe pediu que comunique que o facto de se apresentar como acusação particular visa «única e exclusivamente» levar a que «a investigação judicial seja feita de uma forma profunda e transparente, evitar que não sejam apresentados todos os elementos no processo, saber o que se passou e que pessoa ou pessoas é que afinal mataram Iñigo». / Fonte: SareAntifaxista