terça-feira, 26 de junho de 2012

Dois cidadãos bascos, acusados de ligação à ETA, foram detidos no Estado francês

Agentes da Polícia francesa prenderam na localidade occitana de Albi (perto de Toulouse) dois cidadãos bascos - Ugaitz Errazkin e José Javier Oses - como alegados membros da ETA, segundo divulgou o Ministério espanhol do Interior num comunicado. A operação foi levada a cabo em colaboração com a Benemérita.

De acordo com as mesmas fontes, cada qual levava sua pistola no momento da detenção. Acrescentaram que a operação continua e que estão a ser efectuadas várias buscas. Errazkin, que o Ministério do Interior associa à morte do vereador do PSE de Arrasate Isaías Carrasco e à do empresário azpeitiarra Inazio Uria, é natural de Hernani (Gipuzkoa). A Ertzaintza tentou prendê-lo em Março de 2009 na sua terra natal pelo seu alegado envolvimento nos atentados referidos, mas conseguiu escapar à Polícia.

Por seu lado, José Javier Oses, Jotas, natural de Burlata (Nafarroa), foi preso e encarcerado em 2007 no âmbito de uma operação levada a cabo em Iruñerria pela Guarda Civil e a Polícia espanhola. Os detidos foram acusados de diversas acções de kale borroka. Em 2009, foi processado pelo magistrado da Audiência Nacional espanhola como membro da Segi. Abandonou a prisão em Janeiro desse ano.

O mInIstro: «A bem ou a mal»
Na sequência da operação policial, o ministro espanhol do Interior, Jorge Fernández Díaz, afirmou que o «única coisa» que a resta à ETA é a «dissolução incondicional», algo que, disse, há-de acontecer «a bem ou a mal».

Fernández Díaz salientou que as detenções confirmam que «o Governo não vai negociar nem com a ETA nem com os presos». «Se não se dissolvem, a acção das Forças e dos Corpos de Segurança conduzirá à sua dissolução», acrescentou, embora tenha recusado marcar prazos para tal quando os jornalistas lhe o questionaram a esse respeito.

O titular da pasta do Interior disse ainda que a operação de hoje representou um «golpe muito duro» para a estrutura logística da organização armada». / Fonte: naiz.info e ateakireki.com
[Nota: normalmente, nestas circunstâncias, este senhor, tal como o barbudo da Rosa, não precisaria do tempo de antena no espaço da ASEH - há imprensa portuguesa de sobra com o penico virado para Madrid -, mas a excepção é merecida, pois numa notícia só mostra que sabe o verbo 'dissolver' e o substantivo 'dissolução'.]

Ao final da tarde, houve uma concentração de protesto em Tafalla (Nafarroa) contra as detenções de José Javier Oses, Jotas, e Ugaitz Errazkin, na qual participaram 150 pessoas; em Burlata (Nafarroa), houve uma assembleia informativa, a que se seguiu uma manifestação. Depois, a Polícia Nacional interveio e impediu a realização da iniciativa. (ateakireki.com)

«A Deputação de Gipuzkoa pede que se passe à fase de resolução do conflito» (naiz.info)

«Batasuna: "Gatazka konponbide integralaren aurkako zentzuan kokatzen ditugu egun Hollanderen gobernu berriaren urratsak"» (kazeta.info)

«A Amaiur afirma que as detenções "vão na direcção oposta à resolução do conflito» (naiz.info)