domingo, 24 de junho de 2012

Com o San Fermin à porta, organizam iniciativas em defesa da ikurriña

Ainda estão frescas na memória colectiva deste país as imagens das cacetadas, dos socos e dos empurrões protagonizadas pela Polícia Municipal de Iruñea na Udal plaza contra alguns cidadãos momentos antes do lançamento do foguete pelo simples facto de levarem um ikurriña. Ontem, Agentes sociais navarros deram a conhecer a organização de uma marcha com ikurriñas uma hora antes do txupinazo das festas de San Fermin, no dia 6 de Julho.

A kalejira, que partirá de Txapitela às 11 da manhã, terá um duplo objectivo. Por um lado, defender a ikurriña como símbolo nacional de Euskal Herria, e, por outro, juntar todas as pessoas que quiserem levar a tricolor num mesmo espaço.

A kalejira não foi o única convocatória feita ontem, pois os promotores convidaram os cidadãos a participar, já neste sábado, na distribuição, porta a porta, do manifesto a favor da ikurriña a que mais de 140 pessoas de diferentes colectivos já aderiram. Quem assim o desejar, também pode apoiar o texto através da página ikurrina.wordpress.com.

Cidadãos de segunda
Numa nota, os convocantes da marcha afirmaram que, «se alguma coisa caracterizou os governantes de Iruña nos últimos vinte anos, foi a sua obsessão com a perseguição aos símbolos de identidade da nossa terra». Esta atitude, «contrária à convivência e à pluralidade», torna-se mais acentuada, em seu entender, nas festas de San Fermin, «numa tentativa de apresentar a cidade como parte do projecto particular desses governantes e dentro da cultura identitária espanhola». / Notícia completa: Gara