sexta-feira, 29 de junho de 2012

Um preso social agride Aitor Liguerzana com um punção

De acordo com a informação divulgada por fontes do seu meio, o preso político basco Aitor Liguerzana foi agredido ontem na prisão de Fontcalent (Alacant) por um preso social, quando esperava no pátio a sua vez de ir ao duche.

As mesmas fontes referem que a agressão ocorreu por volta das 10h30, quando o preso social o atacou com um punção [furador]. O preso gasteiztarra foi apunhalado «três ou quatro vezes» nas costas.

Quando se apercebeu de que estava a sangrar, dirigiu-se à enfermaria da prisão, onde permaneceu até às 20h00. Os seus familiares afirmam que passou mal a noite.

Os oito presos políticos bascos encarcerados em Fontcalent exigiram ao director da prisão que sejam todos agrupados num mesma secção, por forma a evitar este tipo de agressões. / Fonte: naiz.info

Ver também: «Aitor Liguerzana puntzoi batekin "hiru edo lau aldiz" zauritu dute espetxean» (Berria)

«A Etxerat repudia o ataque a Aitor Liguerzana» (naiz.info)

Iniciativa do Herrira em Madrid pela liberdade dos presos com doenças graves
O Herrira levou a cabo uma iniciativa em defesa da liberdade dos 14 presos políticos bascos gravemente doentes, na sede da Secretaría General de Instituciones Penitenciarias, em Madrid.

Ao início da manhã, 14 pessoas partiram para Madrid com a intenção de deixar uma carta na sede das Instituciones Penitenciarias. Na missiva davam a conhecer a sua intenção de se oferecerem como voluntários para substituir os 14 presos bascos que se encontram actualmente na prisão, apesar de terem doenças graves.

Vestiam T-shirts azuis em que se reclamava a liberdade das presas e dos presos doentes, e tinham com eles sacos em que se podia ler os nomes destes 14 presos. Chegaram à capital do império por volta do meio-dia e, depois de posarem para os fotógrafos, o membro do Herrira Roberto Noval prestou declarações à comunicação social.

Noval, acompanhado pela também membro do Herrira Nagore García, entrou na sede da Dirección General de Instituciones Penitenciarias para entregar a petição destas 14 pessoas. Depois de lidarem com as questões burocráticas, entregaram a missiva, esperando que esta chegue às mãos do secretário-geral, Sr. Ángel Yuste, e que sejam dados passos a favor da liberdade das 14 presas e presos políticos bascos gravemente doentes. / Fonte: ateakireki.com

Ver também: «Larri gaixo dauden 14 presoengatik aldatzeko borondatea erakutsi du zenbait herritarrek» (Algortako Herrira)

«Aurrera begira»: canção e videoclipe dos Mimoak, nova expressão solidária com os presos
Letra: Julio Soto. Música e interpretação: Tximeleta / Fonte: ateakireki.com