quarta-feira, 13 de junho de 2012

Detiveram em Roma o ex-preso Lander Fernández

Lander Fernández Arrinda (Santutxu, Bilbo) foi detido hoje de manhã pela Polícia italiana em sua casa, na Rua Sette Chiese, no bairro romano da Garbatella.

Na operação participaram vários agentes da unidade especial da Polícia italiana, DIGOS, de acordo com fontes policiais citadas pela agência Efe. Depois da detenção, foi levado para a esquadra da Rua Génova, onde juntou uma dezena de amigos e membros de vários movimentos sociais.

A detenção do jovem de Santutxu ocorre um dia depois de ter sido emitido um mandado europeu de detenção contra ele. Fontes jurídicas citadas pela Efe afirmam que Lander será julgado na Audiência Nazional no dia 21 de Junho.

Acosso e agressão policial
Há algum tempo atrás, Fernández afirmou publicamente ter sido sequestrado e agredido, entre 19 e 27 de Maio de 2009, por vários indivíduos que se identificaram como agentes da Ertzaintza, depois de se ter recusado a colaborar com eles.

Duas semanas depois de ter denunciado esta situação de acosso policial, foi preso no aeroporto de Barajas, quando regressava da Venezuela com dois amigos, e encarcerado sob a acusação de participar num ataque a um autocarro. Poucos dias volvidos, foi posto em liberdade sob fiança.

Em Maio de 2010, a Audiência Nacional espanhola condenou-o a três anos de prisão, acusando-o de «colaborar com a ETA» por ter levado 300 rifas da Elkartasun Zozketa. Um ano depois, foi absolvido pelo Supremo Tribunal.

O ministro espanhol do Interior, Jorge Fernández Díaz, disse que «podem ocorrer detenções em datas não distantes noutros países europeus». / Fonte: naiz.info

«Ugarteburu considera a atitude do PP "irresponsável e falsa"» (naiz.info)

Aiala Zaldibar vai ser libertada nas próximas horas, sob fiança
A jovem independentista Aiala Zaldibar (Gasteiz) será libertada nas próximas horas, depois de pagar a fiança de 30 000 euros decretada pela AN espanhola. Fez parte do grupo de jovens independentistas que no ano passado se fecharam em Izpura (Nafarroa Beherea), depois de ter escapado à operação de Outubro de 2010 contra a Segi. Todos eles viriam a ser extraditados e encarcerados. Na sexta-feira foi libertado o donostiarra Jazint Ramirez, outro dos jovens que estiveram com Aiala em Izpura. / Fonte: topatu.info e Berria

De acordo com o gazteiraultza.info, a primeira sessão de boas-vindas a Aiala deve ter lugar por volta da uma da madrugada, na Kutxi. Ongi etorri!