quarta-feira, 20 de junho de 2012

O Plazara pede aos cidadãos que se manifestem contra as leis de excepção e as suas consequências

O Plazara, juntamente com pessoas de Gasteiz imputadas em diversos processos, deu ontem uma conferência de imprensa na capital de Araba, que teve como propósito realçar as consequências da aplicação das leis de excepção em Gasteiz e fazer um apelo à participação na manifestação que este sábado, dia 23, partirá do bairro de Judimendi, às 19h00, para denunciar esta situação e expressar apoio e solidariedade às pessoas que estão a ser alvo dessas consequências. / Para ler texto da conferência de imprensa (em euskara e castelhano): eleakmugimendua.info

Ver também: «A sentença da D3M não acalma quem aguarda a chamada da Audiência», de Ion SALGADO (Gara)

Em Barañain desafiam a UPN e o PSN a tomar uma posição face às condenações da AN espanhola
Familiares de jovens imputados de Barañain fizeram hoje uma avaliação da sentença que condena a seis anos de prisão vários habitantes da localidade navarra, que são acusados de ser membros da Segi ou do Ekin. Segundo referiram, «o único crime das nossas filhas e filhos foi trabalhar por uma Barañain viva, ou seja, apostar na construção de um outro modelo de terra. E por isso os prenderam, por razões políticas, com o único propósito de criminalizar qualquer movimento transformador».

«Depois do período em que estiveram incomunicáveis e das torturas brutais, veio a prisão - acrescentaram -, e agora uma sentença de 6 anos em cima da mesa. Estamos perante mais um exemplo de que o Estado espanhol continua ancorado numa política de vingança, incapaz de apresentar alternativas ao nosso povo».

Também salientaram o facto de que a sentença, tal como as detenções e o julgamento, teve um carácter político. Assim, consideram imprescindível «que os representantes políticos façam também uma avaliação política dos acontecimentos».

Os familiares perguntaram então à UPN e ao PSN que vão fazer perante esta sentença, e consideram «indispensável» que a CM de Barañain tome uma posição. Neste sentido, fizeram saber que esta sexta-feira vão apresentar uma moção na Câmara com o intuito de expressar solidariedade às pessoas que estão a ser alvo de repressão e exigindo à Audiência Nacional que acabe com as sentenças políticas. Fonte: ateakireki.com / Vídeo: Não às sentenças políticas!

Um ano de prisão pela colocação de fotos de presos em Bilbo
A AN condenou um habitante de Bilbo a um ano de prisão, como autor do crime de «enaltecimento do terrorismo» por colocar fotos de presos durante a Aste Nagusia de 2011. / VER: naiz.info

Errepresioa: os jovens ontem detidos em Bilbo foram libertados
Ontem à noite, depois de serem presentes a um juiz, Urtzi Martinez, Jon Telletxea e Aitor Fernandez foram postos em liberdade. Os três jovens tinham sido detidos ontem de manhã pela Ertzaintza por alegada participação em incidentes na jornada de Greve Geral de 29 de Março.
Por volta das 20h00, cem pessoas participaram numa manifestação no bairro de Deustu, reclamando a sua libertação e protestando contra as suas detenções. Na manifestação esteve presente Irantzu Yaldebere, um menor de idade que também tinha sido detido de manhã e fora entretanto libertado. / Ver: BilboBranka