quarta-feira, 20 de junho de 2012

Sindicatos de diversos países aprovam uma resolução de apoio e solidariedade com Euskal Herria

Mais de trinta sindicatos provenientes de diversos países aprovaram, na Conferência Internacional realizada em Iruñea, no âmbito do VIII Congresso do LAB, uma resolução em que manifestam a sua «solidariedade e apoio ao povo basco e ao seu legítimo direito à livre determinação».

A secretária-geral do LAB, Ainhoa Etxaide, e o responsável de Relações Internacionais do sindicato, Igor Urrutikoetxea, deram a conhecer esse texto em que as cerca de trinta centrais sindicais aludem ao «momento histórico» que Euskal Herria vive.

Nele, expressam o seu «total apoio ao processo democrático e unilateral promovido pela esquerda independentista basca, que permitiu dar passos em sentido positivo com vista à superação em claves democráticas do conflito político que opõe o País Basco aos estados espanhol e francês» e alude à Conferência Internacional de Paz que se realizou no palácio donostiarra de Aiete.

Afirma-se também que «os estados espanhol e francês ainda se recusam a reconhecer o direito do povo basco a decidir o seu futuro e teimam em manter a via da repressão». Finalmente, exigem a «imediata libertação de Rafa Díez, ex-secretário-geral do LAB, que se encontra na prisão por causa da sua actividade política em defesa dos direitos da classe trabalhadora e de todo o povo basco». / Ver: naiz.info

No dia 30, em Iruñea, reunião preparatória para reorganizar a Udalbiltza
O grupo promotor da reorganização da Udalbiltza anunciou hoje em Iruñea que no próximo dia 30 de Junho terá lugar no Baluarte, na capital navarra, uma reunião preparatória com vista à reorganização da Udalbiltza, para a qual convidaram todos os eleitos de Euskal Herria. Segundo afirmaram, já receberam 606 adesões, 70 das quais correspondem a autarcas e 528 a vereadores, provenientes de 220 municípios. / Fonte: naiz.info / Ver também: Berria